Acusados pela chacina em São Domingos serão julgados em Chapecó

Policial
São Domingos | 16/03/2018 | 16:00

Informações e foto: Rádio Clube SD

Os sete réus acusados de serem os autores da chacina que tirou a vida de cinco pessoas na cidade de São Domingos (SC), em junho de 2016, serão julgados em Chapecó.

Os réus serão julgados por júri popular coordenado pela 1ª Vara Criminal. De acordo com o juiz Jeferson Vieira, não há data definida para o júri, mas a expectativa é que seja realizado ainda no primeiro semestre deste ano. Dos sete réus, cinco estão presos e outros dois são considerados foragidos da justiça.

“Em 13 de dezembro de 2017, o Tribunal de Justiça acolheu esse pedido e determinou o desaforamento para a comarca de Chapecó, considerando que a comarca onde os fatos ocorreram é pequena e a comoção causada pelos fatos, de modo que haveria risco de comprometimento da imparcialidade dos jurados, além de alguns jurados poderem estar intimidados”, explica o magistrado.

O processo já está em fase de estudo na comarca de Chapecó. Os réus respondem por homicídio qualificado, ocultação de cadáver, tortura e furto.

 

 

SENTENÇA DE PRONÚNCIA

 

Depois da instrução do processo, dia 5 de maio de 2017, o magistrado da comarca de São Domingos, determinou a sentença de pronúncia dos sete acusados para que fossem julgados pelo tribunal do júri, sob a acusação de cinco homicídios duplamente qualificados, tortura e ocultação de cadáver. Os réus entraram com recurso, mas o Tribunal de Justiça, em julgamento, dia 22 de agosto de 2017, manteve a decisão da sentença de pronúncia.

 

Em seguida, a defesa de um dos réus fez o pedido para que o julgamento pelo tribunal do júri fosse transferido para outra comarca – pedido que foi acolhido pelo TJ, que determinou que o processo fosse encaminhado para a cidade de Chapecó.

 

 

O CRIME

 

A chacina ocorreu em 12 de junho de 2016, quando cinco pessoas foram assassinadas e os corpos carbonizados foram encontrados em um veículo incendiado, no interior de São Domingos. As vítimas foram mortas em uma boate na zona rural da cidade e os corpos colocados em um carro que foi incendiado.

 

Conforme a denúncia, os sete réus são acusados de terem torturado um homem que estava no estabelecimento e que seria suspeito de matar o tio de dois dos réus. Outros quatro frequentadores do estabelecimentos e que não tinham nenhuma relação com o fato foram mantidos amarrados enquanto a primeira vítima era torturada. Na sequência, os cinco foram assassinados a tiros. Os corpos foram levados até uma localidade próxima onde o carro e os corpos foram incendiados.