ADRs serão extintas; São Lourenço do Oeste tem uma

Geral
Santa Catarina | 20/11/2018 | 08:02

Informações: Redação Minutta e Diário Catarinense
Foto: Reprodução/Google

Criadas em 2003, esvaziadas em 2015 e parcialmente desativadas em 2018, as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) deixarão definitivamente de existir em Santa Catarina a partir de 2019. A extinção das estruturas, que sempre esteve presente no discurso do então candidato e agora governador eleito Carlos Moisés da Silva (PSL), foi confirmada pelo coordenador da transição, professor Luiz Felipe Ferreira, ao Diário Catarinense.

Assim como o governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) fez em fevereiro deste ano, primeiramente Moisés desativará as 20 ADRs ainda em funcionamento. Isso porque, a desativação ocorre como decreto, sem necessidade de um projeto de lei votado pelos deputados estaduais, como é o caso da extinção.

A eliminação completa das 35 agências deve ficar para fevereiro de 2019, já que a reforma administrativa do novo governo, que também inclui outras medidas como diminuição do número de secretarias, provavelmente será encaminhada à Assembleia Legislativa só no ano que vem. Isso porque as sessões legislativas terminam daqui a um mês e não há perspectiva de tempo hábil para a tramitação.

Conforme o coordenador de transição, os funcionários serão realocados e futuramente haverá um novo desenho da forma como o Estado pode chegar a todas as regiões.

ADRs em números

- 35 ADRs, sendo que 15 foram desativadas em fevereiro e 20 continuam ativas
- Considerando as 20 ADRs ativas, são 1.361 funcionários, sendo 146 cargos comissionados sem vínculo efetivo.

São Lourenço do Oeste

Em maio deste ano, a reportagem do Portal Minutta divulgou cortes na ADR de São Lourenço do Oeste, seguindo o padrão de todo o Estado. Na época, houve o corte de duas pessoas, de comissões e o remanejamento de alguns cargos. As gerências de Planejamento Regional e Apoio a Políticas Públicas e de Políticas Socioeconômicas, Rurais e Urbanas foram provisoriamente extintas, junto com as supervisões de Políticas e Planejamento Educacional e de Articulação com os Municípios.

Na época, o secretário executivo da ADR de São Lourenço do Oeste, Walmor Pederssetti, afirmou que as medidas faziam parte do pacote de economia que o governador Pinho Moreira anunciava.

Atualmente, a ADR de São Lourenço do Oeste abriga 13 cidades, já que em março acabou integrando a ADR de Quilombo.