Baleias-francas começam a chegar ao litoral de Santa Catarina

Geral
Imbituba (SC) | 18/06/2018 | 22:10

Informações e foto: Diário Catarinense

A primeira baleia-franca da temporada no litoral catarinense foi vista e fotografada na Praia do Rosa, em Imbituba, na semana passada. A espécie tem em Santa Catarina a área de concentração reprodutiva, mais precisamente a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, do Sul da ilha de Florianópolis até Balneário Rincão.

Na semana passada, o Instituto Australis (IA), responsável por auxiliar na manutenção das atividades do Projeto Baleia Franca desde 2015, recebeu informação sobre a presença de uma baleia em Laguna, mas não conseguiu confirmar a espécie.

Neste ano, as primeiras avistagens no Brasil foram no Espírito Santo, onde uma mãe foi vista interagindo com um filhote. A temporada reprodutiva da espécie inicia com da chegada das primeiras baleias, mas muitas baleias começam a permanecer nas enseadas a partir de da metade de julho. Normalmente, as primeiras avistagens são de fêmeas em busca de enseadas para parir os filhotes.

Segundo a bióloga Karina Groch, diretora de pesquisa do Instituto Australis, é difícil estimar o número de baleias-franca que virá para o Brasil neste ano. "Viemos numa série de três anos com números abaixo da média, em torno de 50 baleias. Isso é atípico para a região, que de 2002 a 2013 tinha uma média de 109 baleias avistadas no auge da temporada, em setembro", explica Karina.

Já existe uma hipótese para explicar essa diminuição. Um estudo conduzido pelo IA em parceria com o laboratório Ecomega-FURG apontou que alterações climáticas globais podem influenciar o sucesso reprodutivo das baleias-franca no Brasil.

O Instituto Australis irá iniciar o monitoramento das baleias franca no início de julho. Será realizado o monitoramento das praias localizadas na região central da Área de Proteção Ambiental.