Bióloga lança livro com 122 espécies de aves encontradas em Novo Horizonte

Geral
Novo Horizonte (SC) | 21/03/2019 | 13:41

Autor: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta
Foto: Jackson Mello/Portal Minutta

Era para ser um projeto ambiental de uma disciplina da faculdade, mas que acabou se transformando em um livro, tamanha foi a dedicação e o volume de informações. Janes Garda dos Santos é bióloga e catalogou, num único livro, 122 espécies de aves observadas na comunidade de Novo Guaporé, em Novo Horizonte (SC).

A comunidade em questão pertence também ao município de São Lourenço do Oeste (SC), mas Janes explica que o projeto foi desenvolvido em 15 hectares de terra o sítio da família, que fica em Novo Horizonte.

Intitulado "Avifauna do município de Novo Horizonte", o livro nasceu depois de três anos de dedicação e 400 horas de estudo. Janes conta que das aves registradas, levantou dados sobre alimentação, migração e endemismo, métodos de nidificação e estratégias que as espécies possuem para o sucesso reprodutivo.

"A cada nova espécie encontrada, era motivo de festa", frisa Janes, explicando que algumas aves não eram de conhecimento nem mesmo dos moradores da localidade. Uma das dificuldades, diz a autora, é que este é o primeiro estudo do local, ou seja, ela não teve nenhum material para usar como base. "O livro vai contribuir com o município e também para outras pessoas que desejam realizar um novo estudo."

Sobre as 122 espécies que encontrou, Janes diz que 40% são migratórias. Muitas das fotos encontradas no livro são do fotógrafo Rudimar Cipriani, de São Lourenço do Oeste, mas algumas aves não possuem imagem, pois, explica Janes, os registros foram por visualização ou vocalização (som).

Janes adianta que o próximo projeto deverá ser realizado em São Lourenço do Oeste, com estudo feito sobre aves no centro urbano da cidade.

Venda

O livro teve patrocínio da prefeitura de Novo Horizonte e está sendo vendido a R$ 25. Os interessados podem entrar em contato com a autora através do telefone (49) 9 9822-4312, que também está agendando palestras em escolas ou para grupos interessados sobre o assunto.