Casaredo 30 anos: sólida como uma família

Social
São Lourenço do Oeste | 22/10/2018 | 16:19

Autor: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta

Fotos: Luís Henrique Boneti

“Sabor de família". É com este slogan que a empresa Casaredo trabalha sua marca, mostrando a sua essência e traduzindo que todos os produtos são feitos com muito carinho. No dia 20 de outubro, a empresa comemorou os 30 anos de história com uma grande festa que reuniu cerca de 900 pessoas, todas ligadas, de alguma forma, a empresa.

Tudo começou num moinho, com a fabricação de farinha. Hoje, o mix de produtos já passa de 100. Nascida em São Lourenço do Oeste, a Casaredo se orgulha em dizer que é genuinamente lourenciana, mas os limites já ultrapassam as fronteiras internacionais.

O diretor da Casaredo, Fausto Echer, explica que a história começou muito antes destes 30 anos. “Começou há 70 anos, quando nossos pais, tios e avós, ainda na Serra gaúcha, tinham um pequeno comércio e depois, com a migração, iniciaram vários empreendimentos, um deles a Casaredo”, explica.

Com raízes profundas em São Lourenço do Oeste, a empresa passou por uma reestruturação da sociedade em 1988 e assim o trabalho teve sequência, com apoios dos governos estadual e municipal, mas principalmente da comunidade, que sempre a acolheu.

Homenagens

E como toda grande empresa se faz com bons colaboradores, a Casaredo enalteceu o trabalho de todos com uma grande festa. Na oportunidade, cerca de 40 pessoas foram homenageadas por sua contribuição de dez até 30 anos. “Não tinha mais de 30 funcionários quando a empresa começou e hoje são mais de 650”, acrescenta Echer.

Cassius Alexandre Geremia foi um dos homenageados pelos 20 anos de empresa. Ele começou em 1998 como office boy, fazendo serviços de banco e correio, por exemplo. Hoje, faz a tarefa de analista de contas a pagar. “Gostaria de agradecer a confiança que os acionistas e a direção apostaram em mim e que eu possa corresponder ainda mais”. Geremia diz que este foi e ainda é seu primeiro emprego. “A gente considera que a Casaredo é a maior empresa originalmente lourenciana, nos orgulhamos muito disso e esperamos crescer ainda mais”, fala.

Genuir Ceni foi um dos colaboradores lembrados pelos 30 anos de casa. Ele conta que começou a trabalhar no setor financeiro, do qual hoje é gerente. “Há 30 anos a dimensão era totalmente diferente. As funções, elas cresceram com o tamanho da empresa e fomos absorvendo outras atividades também”, explica. Para Ceni, hoje o trabalho é mais fácil, porém é preciso constante experiência e preparo, “não tenha dúvida”. Ele ainda diz que o mercado atual é mais dinâmico, muito diferente do previsível de antes. “O sentimento é de gratidão. Eu diria que tem sido uma honra e um privilégio a gente ter estado nestes 30 anos na família”, conta.

Pleno crescimento

De olho na inovação dos produtos e num consumidor cada vez mais exigente, o diretor da Casaredo diz que o universo da alimentação e dos produtos industrializados sofre mudanças e as empresas precisam enxergar isso. Por isso, ele confirma que a empresa está buscando desenvolver produtos saudáveis e que trabalhem no benefício do consumidor.