Democratização de recursos foi pauta da Acanor com os vereadores

Política
Coronel Martins | 07/03/2018 | 17:10

Informações e foto: Acanor

A Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) iniciou o roteiro de reuniões descentralizadas do ano em Coronel Martins com grande número de associados dos 11 municípios que integram a entidade.

Os trabalhos foram conduzidos pela presidente, Paula Andreia Baldissera, de São Domingos. Para a presidente, a associação é fundamental para o apoio das atividades e trabalhos das Câmaras Municipais e, em razão disso, a diretoria intensificará ainda mais a os serviços prestados aos associados.

Formação

Uma das principais metas da diretoria será a formação para os vereadores e servidores, através de cursos, debates e principalmente a participação em eventos de renome regional, estadual e nacional, oportunizando também audiências com representantes políticos no intuito de alavancar recursos e ações para os municípios da região.

Nos meses de abril, maio e junho acontecerão atividades de formação voltadas aos vereadores e servidores, vereadores mirins e mulheres para conscientizar e incentivar a participação mais expressiva na política.

Qualidade de vida

Durante as discussões da reunião muitos vereadores propuseram mobilização regional no sentido de garantir melhor qualidade de vida aos cidadãos, como investimento por parte do Governo do Estado em segurança pública, especialmente aumento de efetivo policial nos municípios, uma demanda que a Acanor vem a alguns anos trabalhando.

Outra reivindicação é voltada a saúde, assistência e previdência social, onde os associados solicitaram interveniência da Acanor junto ao INSS para que as perícias médicas voltadas à concessão de aposentadoria, pensão ou auxílio sejam mais humanizadas, com melhor atendimento e atenção aos cidadãos e que sejam definidas cidades mais próximas de cada município para a realização das perícias, facilitando o deslocando e atendimento mais perto do domicílio de quem necessita desses procedimentos.

Democratização dos recursos

Os associados sugeriram mobilização regional através das Câmaras e das prefeituras para que o Governo do Estado destine os recursos do Fundo de Apoio aos Municípios (fundam) de modo igualitário a todos os municípios catarinenses, independentemente do número de habitantes, pois são recursos a fundo perdidos, que muito contribuem com o desenvolvimento dos municípios, especialmente os de pequeno porte que têm arrecadação própria bastante limitada.