Edição 2020: mais de 230 animais são atendidos em campanha de castração da prefeitura

Geral
São Lourenço do Oeste | 13/07/2020 | 14:19

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Durante os dias 8 e 9 de julho, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, o governo municipal de São Lourenço do Oeste, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou castrações pelo Programa Permanente de Educação em Saúde e Controle Reprodutivo de Cães e Gatos com a Unidade Móvel de Castração. 

Foram atendidos 236 animais entre castrações sociais e particulares. Os cães e gatos atendidos gratuitamente pelo programa foram aqueles de rua resgatados e abrigados por instituições de proteção animal, animais comunitários e os tutelados por famílias de baixa renda que morem no município e estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

João Marcelo Inocente da Silva, veterinário da prefeitura, fala sobre a importância dos cuidados no período pós-operatório, enaltecendo para que os tutores sigam todas as recomendações, entre elas dar os medicamentos corretamente, passar a pomada cicatrizante duas vezes ao dia e não retirar o cone ou a roupa para que o animal não rompa o ponto, que deve ser retirado somente após 14 dias.

Em três anos, cerca de 500 animais, entre cães e gatos, já foram atendidos pelo programa da prefeitura.

Saiba mais

O Programa Permanente de Educação em Saúde e Controle Reprodutivo de Cães e Gato foi instituído em 2017. Tem por objetivo evitar o aumento dos casos de abandono e promover a saúde pública como um todo.