Em 30 dias, empresa deve iniciar obras da SC-157

Geral
São Lourenço do Oeste | 19/09/2013 | 08:36

Autor: Marcelo Coan
Foto: Angela Maria Curioletti

Após um longo período de discussões em audiências públicas, estudos de traçados e de viabilidade, nesta quinta-feira (19) o governador do Estado de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, assinará a ordem de serviço para a execução do projeto que irá contemplar a repavimentação da SC-157. A ordem, que prevê a execução dos serviços no primeiro trecho - São Lourenço do Oeste a Formosa do Sul - será assinada no Centro de Eventos de São Lourenço do Oeste, às 14h30.

Com uma previsão de investimento de aproximadamente R$ 66 milhões, a empresa Castellar Engenharia — mesma empresa que trabalha na repavimentação da SC-480, trecho que liga São Lourenço do Oeste a São Domingos — deverá executar trabalhos rodoviários de terraplenagem, pavimentação asfáltica, drenagem, obras de arte correntes, sinalização, obras complementares, obras de contenção e que preservem o meio ambiente nos 40 quilômetros que prevê a licitação.

De acordo com o engenheiro civil e gerente do contrato da obra da SC-480 — e que também deverá gerenciar o contrato da SC-157 — André Peruchi, embora a ordem de serviço ainda não tivesse sido assinada, alguns técnicos já estavam verificando pontos onde está previsto o traçado das terceiras faixas e das marginais.

Conforme o engenheiro civil, a obra da SC-157 oferecerá uma melhoria na trafegabilidade, pois existirão no primeiro trecho cerca de 18 quilômetros com terceiras faixas, além de marginais em todo o perímetro urbano. Na avaliação do engenheiro, o trabalho mais crítico de todo o projeto será a parte de terraplenagem para a pavimentação das marginais.

Sobre o canteiro de obras, ou seja, usina de asfalto e britador, a intenção é usar o mesmo que atende a obra da SC-480 que hoje está instalado na Pedreira Hobi, entre São Lourenço do Oeste e Vitorino. Segundo o engenheiro, toda a estrutura já está pronta, apenas falta mobilizar as equipes.

Embora as obras devam iniciar na divisa com o Paraná, Peruchi falou que a empresa pretende instalar três ou quatros frentes de trabalho ao longo do trecho.

Previsões

Como a ordem de serviço deve ser assinada nesta quinta-feira (19), a previsão é que os trabalhos sejam iniciados em até 30 dias após o ato e serem concluídos até o final de 2014. “Este trecho até Formosa do Sul vai melhorar bastante. Todos os pontos críticos serão mexidos e resolvidos”, disse. Com as mudanças, Peruchi falou que o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e a Polícia Rodoviária Estadual estudam a possibilidade de aumentar para a 80 quilômetros por hora a velocidade máxima de rodagem.

SC-480

Conforme Peruchi, os trabalhos no trecho que liga o município lourenciano ao de São Domingos já atingiram 80%. Mesmo que a empresa tivesse 24 meses para finalizar a obra de 47,175 quilômetros, a previsão é que seja concluída com pelo menos 13 meses de antecedência, ou seja, já em dezembro deste ano.

Sobre a antecipação dos trabalhos, o engenheiro civil explicou que isso é possível devido a uma ação conjunta entre o Deinfra, empresa vencedora do processo licitatório e a consultoria.