Governo de SC estuda retirada da aeronave Arcanjo de Chapecó

Geral
Chapecó (SC) | 24/05/2019 | 08:54

Informações e foto: Diário do Iguaçu

A poucos dias de completar um ano de atuação em Chapecó (SC), uma importante conquista para a região pode deixar o Oeste: a aeronave Arcanjo-4 do Corpo de Bombeiros pode deixar a região e retornar para Florianópolis (SC).

A notícia começou a circular pelas redes sociais, com a informação de que a partir de 1º de junho a aeronave já voltaria a atuar na capital do estado e não mais ficar baseada em Chapecó. O jornal Diário do Iguaçu fez contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a qual informou que um estudo está sendo feito na secretaria quanto a necessidade estadual das aeronaves de asa fixa. “Existe a possibilidade, sim, de que a base de Florianópolis receba o avião lotado em Chapecó, obedecendo noções da política de voo”, informou a secretaria por meio de nota.

Também por e-mail, a secretaria destacou que o trabalho é resultado de um convênio entre a Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros “e que se respeita a tecnicalidade e a necessidade estadual. Igualmente, a asa fixa atende toda Santa Catarina – transportando pacientes de um município a outro, conforme a urgência. Isto não mudará”, informou. Sobre o prazo para conclusão do estudo ou o retorno da aeronave para Florianópolis, a SES não confirmou prazos.

A base do Arcanjo Oeste foi inaugurada no dia 21 de junho de 2018 e fica junto ao aeroporto Serafim Enoss Bertaso. Diariamente a equipe realiza atendimentos com a transferência de pacientes, deslocamento de equipes para ocorrências, apoios ao SC Transplantes entre outras.

O avião que ficava sete dias na base Oeste passou a ficar quatro dias na capital catarinense e outros três no Oeste. A equipe que atua no Arcanjo-04 é composta por piloto e tripulação do Corpo de Bombeiros, mais médico e enfermeiros da SES que se revezam em escalas.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Edupércio Pratts, está em Chapecó e acompanhou a solenidade de inauguração do átrio Arcanjo da PM. Ele conversou com o Diário do Iguaçu sobre o trabalho realizado pelo Arcanjo-04 na região. “Ele já voou mais de 300 horas, atendeu quase 100 pessoas. Estamos com 94 atendimentos diretos feitos pela aeronave que é lotada na base Oeste, mas atende toda Santa Catarina”, disse.

Pratts lembrou que a atuação com os helicópteros e os aviões do Arcanjo é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e o Corpo de Bombeiros. “A distribuição, por parte dos Bombeiros, destas três bases é resultado de um planejamento que já vem de longa data. Em 2010 conseguimos colocar uma base em Florianópolis, em 2015 em Blumenau e em 2018, agora em junho vai fazer um ano, conseguimos instalar uma base em Chapecó que é o arcanjo 04. Temos tido grandes resultados”, disse.

Base Oeste do Arcanjo

A Base Oeste do Arcanjo-04 foi inaugurada no dia 21 de junho de 2018. É a terceira base dos Arcanjos em SC. A primeira é em Florianópolis, onde operam um avião e um helicóptero (Arcanjos 1 e 2) e em Blumenau, com o helicóptero Arcanjo-03.