Mais de 40 pinguins são encontrados mortos no Litoral Norte de SC

Geral
Bombinhas (SC) | 23/08/2019 | 15:31

Informações: G1SC
Foto: Divulgação

Em Bombinhas (SC), mais de 40 pinguins foram encontrados mortos na quinta-feira (22), conforme o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Na manhã desta sexta-feira (23), mais cinco animais em Itapema (SC), um em Porto Belo (SC) e outro em Bombinhas foram localizados pelo Instituto Anjos do Mar.

Além dos pinguins, golfinhos, tartarugas e leões-marinhos foram recolhidos mortos pelos órgãos ambientais parceiros do PMP-BS, ainda sem balanço. O projeto e o Instituto Anjos do Mar afirmam que a mortandade pode estar ligada à diferentes fatores. "Essa causa de morte dos pinguins está mais relacionada a uma causa natural, desses animais estarem bem magros e debilitados, com uma grande infestação de parasitas", explica o coordenador do programa PMP-BS Jeferson Dick.

Para o diretor do Instituto Anjos do Mar, Marcelo Assumpção Ulysséa, o uso de redes feiticeiras também tem causado as mortes. "Redes ilegais de pesca no costão", complementa o diretor, que encontrou animais presos nelas.

Em Bombinhas, os bichos foram achados em Mariscal, Quatro Ilhas e Canto Grande. É comum os pinguins nadarem em bandos, e também serem encontrados mortos em grupos, no mar ou nas areias das praias.

O PMP-BS atende praias de Santa Catarina até Laguna, no Sul catarinense. Pelo telefone 0800 642 3341, das 8h às 17h30, o morador pode acionar a entidade para recolhimento de animais mortos.

Moradores de Balneário Rincão (SC), Balneário Arroio do Silva (SC) e Jaguaruna (SC) também tem entrado em contato com o telefone, pela incidência de animais mortos na orla. No entanto, por não se tratar da área do PMP-BR, as fundações ambientais locais devem ser acionadas.