Nova espécie de tubarão é encontrada em Santa Catarina

Geral
Itajaí (SC) | 15/11/2019 | 08:55

Informações: Globo Rural
Foto: Univali

Dois exemplares de uma nova espécie de tubarão, denominada como "Parmaturus angelae", foram capturados em áreas profundas dos mares brasileiros, nos Estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro. A descoberta do tubarão de profundidade foi feita por um grupo de pesquisadores, que conta com a presença de um dos professores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e divulgada nesta quinta-feira (14 pela entidade.

Em Santa Catarina, o animal foi capturado em 600 metros de profundidade do nível do mar e após isso, foi depositado na coleção do Laboratório de Ecossistemas Aquáticos e Pesqueiros (Leap) da Univali. Já o segundo exemplar foi encontrado a 500 metros de profundidade da costa do Rio de Janeiro e armazenado no Laboratório de Pesquisa e Elasmobrânquios da Universidade Estadual Paulista (Unesp). É a segunda espécie do gênero encontrada no Oceano Atlântico e a terceira fora da região do Indo-Oeste do Pacífico.

A nova espécie de tubarão distingue-se das outras por conta de características como origem de uma primeira barbatana dorsal anterior à barbatana pélvica, presença de crista caudal superior e inferior bem desenvolvida, dentículos laterais em forma de lágrima, além da falta de cúspides laterais, dentículos uniformemente espaçados e contagens vertebrais.

"Provavelmente, trata-se de um tubarão de habitat demersal-bentônico (área próxima do fundo oceânico), em profundidade em torno de 500 metros nas águas profundas do sul do Brasil, no sudoeste do Oceano Atlântico. Em caso de novas capturas, os estudos seguirão para a realização de análises e comparativos mais assertivos", afirma o professor Paulo Ricardo Schwingel, da Univali.