Novos semáforos entram em funcionamento em SLO

Geral
São Lourenço do Oeste | 05/12/2013 | 11:41

Autor e foto: Marcelo Coan

Na noite desta quarta-feira (4), junto com o acendimento das luzes de Natal, a administração municipal de São Lourenço do Oeste ligou os dois novos conjuntos de semáforos que foram instalados nos cruzamentos da avenida Brasil com a rua Guilherme Hack e avenida Brasil com a rua Nereu Ramos.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Ilvo Ioris, avaliou que se trata de um investimento importante, especialmente no que diz respeito a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres, já que com frequência existem acidentes nos cruzamentos.

Os dois conjuntos de equipamentos funcionarão em cinco tempos, com alimentação de energia elétrica, seguindo os padrões aprovados pela Celesc. Além disso, irão conter informação auxiliar de tempo e cronometro para pedestre. Para a implantação dos equipamentos a prefeitura investiu R$ 126.297,60.

Ioris contou que a instalação teve início no último dia 21 de novembro, sendo que os responsáveis finalizaram os trabalhos nesta terça-feira (3).

Sobre os outros dois semáforos, o secretário explicou que no momento a administração não tem intenção de mudar os equipamentos, pois se trata de um patrimônio do município que passou por um processo de licitação e foi adquirido pela gestão anterior. “A princípio vai continuar funcionando assim”, resumiu ele.

Já a questão do funcionamento – onde um equipamento opera em quatro tempos e outro em dois tempos com a direita livre –, Ioris falou que houve um conversa junto aos órgãos de segurança que atuam no município e se chegou ao entendimento pela permanência de como está hoje. “A maioria que usa os dois cruzamentos já está acostumada com o modelo. Podemos até mudar, mas no momento continua da forma que está”.

Novos semáforos

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, há um estudo dentro da secretaria para a instalação de novos equipamentos. Contudo, ele adiantou que isto não deve acontecer num futuro muito próximo.

Rotatória

Além dos dois semáforos instalados, Ioris contou que há o trabalho para a instalação de uma rotatória no cruzamento da avenida Brasil com a rua Duque de Caxias. “Nos próximos dias estará funcionando também uma rotatória, já que é um cruzamento importante”.