Pato-branquense fica campeão mundial em competição de tiro esportivo nos EUA

Esporte
EUA | 08/08/2022 | 07:57

Informações: Diário do Sdudoeste
Crédito: Arquivo pessoal

Dois atiradores de Pato Branco (PR) Evandro Chiocheta e Marcelo Balbinotti participam do campeonato Grand American World Trapshooting Championship, na cidade de Sparta, em Michigan, EUA. A competição teve início no dia 3 de agosto e ambos os atletas patobranquenses obtiveram bons resultados.

No sábado (6), os competidores enfrentaram o quarto dia de prova. Nos três primeiros dias, participaram do trap single, com 100 pratos. De acordo com Chiocheta, dos 100 pratos atirados por ele, fez 97 nas três provas. “Cada prova vale um título mundial, no primeiro dia eu fiquei em 4º lugar na minha categoria, depois em 8º, e em 9º no terceiro dia”. Balbinotti consagrou-se campeão mundial na prova de trap double, com 99 acertos em 100, se tornando o melhor pontuador na categoria.

Modalidade Trap 100 single

A pedana de Trap divide-se em cinco posições onde o atirador efetua cinco disparos em cada posição, perfazendo 25 disparos em 25 pratos lançados. Essa série com 25 disparos é repetida quatro vezes. A máquina lançadora dos pratos encontra-se em uma casamata semi-enterrada a 15 metros do atirador. Os pratos são lançados ao comando do atirador em direções aleatórias e desconhecidas. Por essa peculiaridade é chamada de Trap, ou seja, “armadilha”, em inglês.

Os pratos são lançados a 42 mph e a velocidade média é de aproximadamente 68 km/h. 

Modalidade Trap 100 Double

A modalidade tem a mesma dinâmica do Trap 100, so que o atirador tem dois alvos lançados por vez, totalizando 50 pratos por série. Para atingir os 100 pratos, o atirador faz duas séries. A competição segue até o dia 13 de agosto.