São Lourenço do Oeste agora tem Centro Regional de Especialidades na saúde

Geral
São Lourenço do Oeste | 19/06/2019 | 14:13

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

A instalação do Centro Regional de Especialidades em São Lourenço do Oeste tornou-se realidade na manhã desta quarta-feira (19) com a inauguração do ambulatório, localizado no Edifício Polesello, Centro da cidade. A partir de agora, o governo municipal de São Lourenço do Oeste e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conims) passam a oferecer as especialidades de Otorrino, Pediatra, Gineco-Obstetra, Vascular, Cardiologista e Ortopedista Pediatra/Adulto para os municípios da região Noroeste de Santa Catarina, consorciados ao Conims.

O Centro Regional de Especialidades foi aprovado por unanimidade em reunião do Conselho Deliberativo do Conims no dia 28 de maio de 2019. Trata-se de uma grande conquista para toda a região, uma vez que os municípios poderão economizar tempo e dinheiro sem deixar de oferecer a qualidade no atendimento à saúde. O Conims será responsável pela administração do Centro Regional de Especialidades e toda a estrutura será mantida pela prefeitura de São Lourenço do Oeste.

Rafael Caleffi, prefeito de São Lourenço do Oeste, ressaltou que muitas das responsabilidades que são do Governo do Estado de Santa Catarina estão sendo assumidas pelos municípios. “Temos que fazer a nossa parte, porque o Estado deixa a desejar”. Com isso, o prefeito reforçou que o Centro Regional de Especialidades é um avanço muito grande na região e proporcionará comodidade a quem mais precisa: as pessoas.

Para Caleffi, que foi vice-presidente do Conims em 2017 e 2018, o consórcio é o melhor em saúde do Brasil. “Agradeço muito ao presidente do Conims pela parceria. Temos uma enorme gratidão por poder estar tornando o Centro Regional de Especialidades uma realidade em nosso município”, frisou. Caleffi lembrou ainda que todos os outros prefeitos que passaram falavam em aumentar o número de especialistas no município, um pedido muito grande da população. “Conseguimos hoje realizar esse sonho”, finalizou.

O presidente do Conims, Altair José Gasparetto, prefeito de São João (PR), disse que o consórcio beneficia principalmente os pequenos municípios, que na maioria das vezes não consegue ter os profissionais de saúde pelo alto custo. Com o consórcio, diz Gasparetto, os municípios atendem a demanda e ainda fazem economia.

Presença

O evento desta quarta-feira contou com dezenas de autoridades, como prefeitos, secretários de saúde da região, a juíza Catherine Recouvreux, o promotor Marcio Vieira, o presidente da Associação de Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), Mauro Cenci, e o presidente da Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste), Admir Dalla Cort.