Secretaria de Assistência Social simula violência contra o idoso para chamar a atenção da população

Geral
São Lourenço do Oeste | 18/06/2018 | 16:20

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

A administração municipal de São Lourenço do Oeste, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou no sábado (16) uma ação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Pelas ruas da cidade, a população pôde presenciar uma simulação de violência contra o idoso.

A coordenadora do Creas, Simone Battistel, diz que o objetivo foi chamar a atenção e conscientizar toda a população de que estas agressões não são somente físicas, mas também psicológicas e que acontecem todos os dias na sociedade. “Não devemos nos intimidar e deixar que isso aconteça, hoje existe vários órgãos competentes que podem receber denúncias”, conclui. O teatro foi realizado pelo grupo Cia. Artes Vida, de Pato Branco (PR). Com atores, o grupo tentou reproduzir situações que são comuns no cotidiano de muitas pessoas, mas que às vezes passa despercebido.

Em São Lourenço do Oeste, por exemplo, os casos podem ser denunciados ao Disque 100, Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCami), Ministério Público, Conselho do Idoso e a própria Secretaria de Assistência Social.

Nas escolas

Simone conta que a equipe do Creas, junto com a Gerência de Apoio e Proteção a Mulher e ao Idoso, irão trabalhar o tem Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa com os alunos do Ensino Médio. No dia 21 de junho, o encontro será na Escola de Educação Básica (EEB) Rui Barbosa e no dia 28 na EEB Sóror Angélica.

Conforme a coordenadora do Creas, quando uma denúncia é comprovada, o Creas toma as medidas necessárias, que vão desde uma conversa com os familiares até situações mais extremas em que o idoso precisa ser retirado do convívio familiar.