Vereadores votam novas regras para a concessão de espaços públicos

Política
São Lourenço do Oeste | 26/06/2020 | 08:16

Informações e foto: Câmara Municipal

A Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste (SC) aprovou, em primeiro turno, o projeto de emenda a Lei Orgânica que altera as regras para a concessão de uso de praças, parques e largos públicos no município.

O projeto é ada prefeitura e a alteração tem por objetivo a atualização da legislação a fim de contemplar a concessão de uso de pequenas frações dos espaços públicos por terceiros.

Se sancionado ou promulgado o projeto, a Lei Orgânica passará a permitir a concessão dos espaços para as seguintes finalidades: comercialização de gêneros alimentícios por pequenos estabelecimentos; desenvolvimento de práticas educacionais ou sociais por instituições sem fins lucrativos, regularmente constituídas; fixação de objetos de conteúdo informativo ou de dados e realização de pequenos eventos por terceiros.

Bebidas alcoólicas

O Executivo também sugeriu a liberação da comercialização de bebidas alcoólicas nos espaços, ainda que com a proibição da venda e o consumo de qualquer tipo de bebida em recipientes de vidro.

A proposta teve reação de parte dos parlamentares, que apresentaram emenda ao projeto. "A presente emenda proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nas praças, parques e largos públicos durante todos os dias do ano, exceto nos eventos realizados com a devida autorização dos órgãos competentes, desde que estes não sejam vendidos e nem consumidos em recipientes de vidro", explicam no documento, lembrando as experiências já vivenciadas antes da proibição, como a poluição e a violência.

A proibição sobre a venda e o consumo de álcool, segundo os parlamentares, reflete o sentimento social, porque visa proteger bens maiores como a saúde, reduzir a criminalidade e evitar a passagem para o consumo de drogas ilícitas.

O texto foi assinado por Loreci de Oliveira (PSDB), Vania Baldissera (PL), Marlice Perazoli (MDB), Celso Bessegatto (PT), José Deon (PP) e Dasio Franz (sem partido).

Tanto o projeto quanto a emenda receberam pareceres favoráveis das comissões de Legislação, Finanças, Obras e Educação. As matérias ainda serão apreciadas em um segundo turno de discussão e votação na próxima sessão.