A necessidade do uso Certificado Digital durante o período da pandemia

Geral
São Lourenço do Oeste | 13/07/2020 | 14:04

Informe publicitário

Em tempos de pandemia, constantemente estamos reconhecendo a importância que tem o mundo digital nos vários âmbitos de nossa vida social, educacional, na saúde, jurídica, familiar e profissional. Mais do que isso, em muitas atividades que passamos a exercer via home office ou informal, dando continuidade ou não ao trabalho físico em empresas, comércios, até o exercício de algumas profissões e ademais, o quanto é importante o uso do Certificado Digital.

Sabemos que o Certificado Digital está arcabouçado em uma realidade em que a tecnologia é mais do que a amiga de um bom negócio, seja ele físico ou digital. 

Nesse período da pandemia do Covid-19, cada vez mais frisa-se o isolamento social, como bem sabemos. Muitas atividades estão se desenvolvendo apenas em seu formato digital, dando mais ênfase à tecnologia de certificação digital, que apresenta inúmeras vantagens, dentre as quais, destacamos algumas a seguir:

- a assinatura e a validação de documentos; 
- a segurança no envio das mensagens por e-mail; 
- o acesso a sites e programas governamentais da área tributária e administrativa; 
- a agilidade e eficiência do exercício profissional/atividades; 
- o não-repúdio; 
- a autenticidade, atestando a identidade e assinatura da pessoa física ou jurídica;

Essas e outras vantagens são oferecidas a quem usa o Certificado Digital, que valida a identidade e assinatura no meio virtual da pessoa física ou jurídica.

Sabemos que a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é a responsável pela emissão de certificados digitais, bem como as Autoridades de Registro vinculadas à ICP, como a INTERCERT, por exemplo. A título de esclarecer a aplicação do uso do Certificado Digital, exemplificando em um ramo profissional, você pode ler o artigo Certificado Digital para Advogados. Também está disponível em nosso site, outro artigo que ensina o passo a passo para Assinar Documentos com o Certificado Digital. 

Recentemente, enxergando a urgência desse tema, foi aprovada a Resolução 170, que regulamenta a emissão de certificado digital por videoconferência, em tempos de pandemia, direcionado quais são as medidas referentes à primeira emissão de um certificado digital por meio de videoconferência, consequentemente, regulamentada pelo Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas. Para uma leitura mais profunda sobre o assunto, recomenda-se acessar o artigo completo, clicando aqui.

Como você pode solicitar o seu Certificado Digital:

Em São Lourenço do Oeste, a AR InterCert Certificado Digital fica na rua Jarbas Mendes, nº. 270, Galeria Martini sala 101, bairro Brasília, em São Lourenço do Oeste.

intercertslo@gmail.com - ou telefone - (49) 3344-1273 ou (49) 9 8840-1588.

Tem promoção do mês de julho!