Ação especial encontra armas artesanais nos alojamentos de alguns detentos

Policial
Francisco Beltrão | 08/05/2015 | 11:43

Informações: Marcilei Rossi/Diário do Sudoeste
Foto: Polícia Militar

Em ação corriqueira de “bate grade”, policiais da Rotam e agentes penitenciários da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB) encontraram armas artesanais nos alojamentos de alguns detentos, nesta quinta-feira (7).

De açodo com o diretor da penitenciária, Marcos Andrade, a operação que localizou alguns estoques e armas feitas a partir de pedaços de ferro e talheres ocorreu tranquilamente. “Desde a tentativa de fuga, (presos tentaram fugir no feriado de 1º de maio), já desconfiávamos de que ele pudessem ter algumas armas”, disse Andrade comentando que parte das armas recuperadas podem ter sido feitas com a ferragem da estrutura danificada do presídio.

O que leva o diretor a este posicionamento é o fato de as armas terem sido encontradas nos alojamentos dos presos que tentaram fugir do presídio. Andrade também comentou que a operação tem por objetivo dar segurança aos agentes penitenciários, além de evitar a ocorrência de fugas e rebeliões.

Atualmente trabalham na PEFB 153 agentes penitenciários, divididos em três grupos, que atendem, 1,086 mil detentos, porém a capacidade da penitenciária é de 1,180 mil, contudo, a média de ocupação sempre foi de 1,020 mil para que sejam efetuadas trocas de quadrantes constantemente, afirma o diretor.