Informações e foto: Prefeitura de Pato Branco
Nesta terça-feira (12), o Aeroporto Regional de Pato Branco (PR) – Professor Juvenal Loureiro Cardoso, recebeu o milésimo pouso de um voo comercial, consolidando sua importância como porta de entrada e saída para o Sudoeste do Paraná.
O voo de número mil veio de Curitiba com 62 passageiros a bordo. Desde o primeiro pouso em 10 de janeiro de 2019, com um ATR 72-600 da Azul Linhas Aéreas, a rota entre Pato Branco e Curitiba foi o marco inicial de uma evolução. Em setembro de 2024, uma nova fase se iniciou com a abertura de voos diretos para Campinas (SP), ampliando as conexões e facilitando o acesso a outras regiões do Brasil.
A expansão das rotas, com a inclusão do voo direto para Campinas em setembro de 2024, ampliou ainda mais as possibilidades de conexão para os passageiros da região. Atualmente, o aeroporto conta com duas rotas comerciais ativas (Pato Branco x Curitiba e Pato Branco x Campinas).
O secretário de Engenharia e Obras, Osmar Braun, acompanhou a chegada do milésimo voo e destacou os avanços na infraestrutura aeroportuária e os próximos passos do município. “Este é um momento significativo para Pato Branco. Já estamos em fase de finalização do projeto executivo do novo terminal de passageiros e da nova pista de táxi, que conectará o terminal à pista de pouso e decolagem. Também está prevista uma ampliação no comprimento da pista principal, permitindo o recebimento de aeronaves de maior porte”, afirmou Braun.
Braun acrescentou que as obras seguem o cronograma estabelecido em parceria com a operadora e com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Estamos atentos às exigências técnicas e à necessidade de garantir a continuidade das operações regulares. A meta é concluir essas etapas dentro dos próximos dois anos, viabilizando a operação com aeronaves a jato e ampliando o acesso a novas rotas e tarifas mais acessíveis à população”, completou.
De janeiro a julho de 2025, o Aeroporto de Pato Branco registrou:
- 19.960 passageiros em voos regulares (comerciais);
- 4.053 passageiros em aviação geral (voos privados e táxi aéreo);
- 49 operações aeromédicas, com 56 passageiros.