Apenas uma etapa da implantação do sistema de videomonitoramento foi concluída em Campo Erê

Policial
Campo Erê | 10/03/2015 | 08:44

Autor: Marcelo Coan
Foto: Arquivo/Minutta

Depois de ficar aproximadamente um ano parado, o processo de instalação das câmeras de videomonitoramento em Campo Erê começou a andar no final de janeiro deste ano. Entretanto, até o momento apenas a primeira etapa, ou seja, instalação dos postes, foi cumprida.

De acordo com o comando da Polícia Militar de Campo Erê, a previsão era de que após a instalação dos postes outras duas empresas executariam a instalação das câmeras, passagem de cabos de energia e fibra óptica e instalação de monitores. Contudo, o trabalho está paralisado a mais de 30 dias.

O comandante da Polícia Militar, primeiro tenente Marcos Roberto Rosati, explicou que o processo demorou a ser iniciado, pois uma empresa contestou o processo licitatório. Ele explicou que alguns municípios, a exemplo de São Lourenço do Oeste, saíram na frente, pois possuíam uma rede de fibra óptica já instalada. Como são cerca de 100 municípios em todo o Estado, o cronograma dependerá de Florianópolis.

Conforme o convênio assinado entre prefeitura e Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Santa Catarina em outubro de 2013, dez câmeras serão instaladas na cidade e o monitoramento das imagens será feito por uma equipe da Polícia Militar.

Cobertura

Como a cobertura não abrange toda a área urbana dos municípios, num primeiro momento o sistema contempla áreas de maior concentração de empresas, comércios e instituições financeiras.

No caso de Campo Erê as câmeras serão instaladas na rotatória da avenida Getúlio Vargas com rua Coronel Bertaso; rotatória da avenida Getúlio Vargas com a rua Maranhão e Rua Giacomo Cassol; entroncamento da rua Rio de Janeiro com rua Sagrado Coração de Jesus, Acesso PR-180; entroncamento da rua Coronel Bertaso com rua Antonio Mendes; entroncamento da avenida Bandeirantes com SC-160; entroncamento das ruas Coronel Bertaso com John Kennedy, saída para São Lourenço do Oeste; cruzamento da avenida Bandeirantes com rua Coronel Bertaso; cruzamento das ruas Maranhão com rua Osvaldo Dario Dall’igna; cruzamento da avenida Astor Schoeninger com rua Ver. Darcy José Roman e cruzamento da rua Dona Terezinha com rua Prefeito João Telles Padilha.

Experiência

Na região um dos primeiros municípios a receber o sistema de videomonitoramento foi São Lourenço do Oeste. De acordo com capitão da 5ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Evandro Vieira, as câmeras de videomonitoramento do projeto Bem-Te-Vi estão atendendo as expectativas.

Vieira defende que o sistema serve como ferramenta de dissuasão de crimes e contravenções penais. Outro fator importante, citado pelo capitão é que no período não houve nenhum crime na área que está monitorada.