Bailarinas de São Lourenço do Oeste conquistam 1º lugar em festival de Curitiba

Geral
São Lourenço do Oeste (SC) | 14/07/2025 | 14:22

Autor: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta
Fotos: Arquivo pessoal

O Prêmio Curitiba na Dança teve sua 4ª edição de 9 a 12 de julho, no Teatro Positivo. E teve bailarinas de São Lourenço do Oeste (SC) conquistando o lugar mais alto do pódio.

Um dos grandes eventos de dança do sul do país, o Prêmio Curitiba na Dança tem por objetivo estimular o intercâmbio de talentos da dança no Brasil, entre companhias, grupos e escolas.

De São Lourenço do Oeste, a Inspirar Escola de Dança participou com 13 bailarinos. "Um grupo pequeno comparado com outras escolas que participaram", destaca a professora, Adriana Biazussi Lolatto. O grupo conquistou o 3º lugar na categoria Ballet Clássico Livre Conjunto Sênior e o 1 º lugar em Jazz Conjunto Sênior. "Esse prêmio é extremamente importante considerando as escolas que competimos", acrescenta Adriana. 

Participaram do Prêmio Curitiba na Dança as seguintes bailarinas: Maria Cecília Ues Vial; ⁠Stefani Bortot de Medeiros; ⁠Amanda Moretto Facundo de Almeida; ⁠Maria Luiza Tenutti; ⁠Isadora De Brida Fuzinatto; ⁠Maria Laura da Costa Silva; ⁠Ana Julia Franz Coelho; ⁠Sofia Valandro Vieira; ⁠Ana Laura Fontana Zabot; ⁠Maria Eduarda Borges Janczeski; ⁠Valentina de Mello Garbin e Mariá Bamberg Antunes.

A professora Adriana conta que a coreografia campeã chama-se “Cuida de Mim”, do coreógrafo Roberto Skiante, de Florianópolis (SC). "Essa coreografia teve um processo de construção muito significativa ao grupo, pois fala da importância do abraço, do apoio e da amizade, isso fez com que a coreografia tivesse tanto significado para o elenco."
 
Para Adriana, os festivais são importantes para a conhecimento, o que amplia a formação técnica e artística dos bailarinos e escolas. "Sem falar na oportunidade de desenvolvimento pessoal que a dança é capaz de proporcionar. A dança vai além do movimento. É uma arte complexa que se bem desenvolvida gera uma formação intelectual e física", conclui.