Autor: Marcelo Coan
Foto: Corpo de Bombeiros
Na tarde desta quinta-feira (1°), num prédio em construção na avenida Brasil, 25 bombeiros militares e cinco bombeiros civis profissionais dos quartéis de São Lourenço do Oeste e Campo Erê participaram de um treinamento operacional de salvamento em altura.
Segundo o tenente comandante do quartel do 5º Pelotão de Bombeiros Militar de São Lourenço do Oeste, Rangel Kehl, o treinamento faz parte de um cronograma de atividades. Ele explicou que a meta é realizar um treinamento operacional por mês. Sobre a atividade realizada nesta quinta, Kehl contou que o objetivo é reciclar o que já foi visto em outros cursos e que no dia a dia acaba não sendo praticado, caindo no esquecimento. “Com o treinamento nós somos obrigados a recapitular as orientações repassadas anteriormente e, ao se exercitar, conseguimos aprimorar a técnica e agilidade na confecção dos nós e no manuseio do cabo de salvamento”, disse. Todos os treinamentos operacionais realizados no pelotão de São Lourenço do Oeste serão coordenados pelo tenente.
Embora ainda não exista uma definição exata dos próximos treinamentos, Kehl adiantou que o foco das próximas atividades deve ser no corte e retirada de árvores já caídas sobre edificações, busca e salvamento terrestre em área de mata ou floresta e resgate veicular.
Apesar de o pelotão ter tido sucesso na realização dos treinamentos, o tenente explicou que alguns cursos, a exemplo do de salvamento em altura, só é possível realizar com o apoio de pessoas e empresas que cedem espaço ou materiais para serem empregados no exercício. “Desde já o Corpo de Bombeiros Militar agradece essas pessoas que contribuem para a realização dos treinamentos”.
Outros treinamentos
No mês de julho deste ano o 5º Pelotão de Bombeiros Militar de São Lourenço do Oeste realizou um treinamento de resgate veicular e simulações de acidente. Na oportunidade, as guarnições se depararam com situações em que o veículo estava capotado totalmente sobre o teto, capotado lateralmente e colisões em que o veículo permanece sobre as rodas.
Trabalho
Conforme Kehl, o número de atividades é grande. Entre elas ele cita, por exemplo, atividades preventivas de análises de projetos e vistorias de fiscalização e atividade operacionais como combate a incêndio, resgate veicular, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático, mergulho, salvamento em altura, desastres naturais, desabamentos e deslizamentos.
De acordo com o tenente, no Estado, o quartel de São Lourenço do Oeste é o que tem o maior número de municípios atendidos. Além do município sede, o quartel atende Jupiá, Galvão, Novo Horizonte, Formosa do Sul, Irati e Quilombo.