Autor e foto: Marcelo Coan
Na manhã desta quarta-feira (1°), o 5º Pelotão de Bombeiros Militar de São Lourenço do Oeste realizou um treinamento de resgate veicular e simulações de acidente. As atividades, que foram coordenadas pelo tenente comandante do quartel, Rangel Kehl, envolveram bombeiros militares e comunitários de São Lourenço do Oeste e de Campo Erê.
Kehl explicou que esta atividade é uma oportunidade para que a guarnição possa se reciclar e aperfeiçoar. O treinamento reuniu bombeiros com mais de 30 anos de experiência e bombeiros recém-formados. “Buscamos mesclar a experiência com o conhecimento teórico”, disse ele lembrando que o simulado também faz alusão a Semana Nacional de Prevenção a Incêndio e Sinistros.
Apesar de na simulação a situação ser confortável, já que se trata de um ambiente 100% controlado, o comandante falou que os treinamentos são importantes para que a guarnição esteja apta a atuar em situações reais. Além disso, é um momento para que os bombeiros possam conhecer o funcionamento e a capacidade de cada equipamento.
Durante o treinamento, as equipes se depararam com situações em que o veículo estava capotado totalmente sobre o teto, capotamento lateral e colisões em que o veículo permanece sobre as rodas.
Nova simulação
Caso o tempo permita, nesta quinta-feira (2) o 5º Pelotão de Bombeiros Militar de São Lourenço do Oeste realizará mais uma simulação. Desta vez no centro da cidade e com vítimas.
Sobre o simulado no centro, Kehl disse que é uma maneira de a população ter uma melhor conscientização sobre o trânsito. O comandante lembrou a parceria importante dos desmanches que forneceram os carros.