Criança de 11 anos morre ao cair de cânion no RS

Policial
Cambará do Sul (RS) | 11/07/2025 | 09:43

Informações: G1RS

O Corpo de Bombeiros identificou a criança de 11 anos que morreu ao cair de um mirante do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul (RS), na quinta-feira (10). Bianca Bernardon Zanella foi encontrada sem vida pelas forças de segurança que trabalhavam no resgate cerca de dez horas depois da queda.

Segundo o secretário de turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, Bianca estava acompanhada dos pais no alto do mirante. A família é de turistas de Curitiba (PR). Quando eles se deslocavam para sentar em um banco, ela teria saído correndo. O pai tentou alcançá-la, mas ela caiu antes. No ponto, não há nenhuma cerca de proteção.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador do estado, Eduardo Leite (PSD), prestou solidariedade à família da vítima e agradece às forças militares que atuaram no resgate.

O cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral a 23 quilômetros do centro da cidade e é uma das atrações turísticas naturais da região. A administração do parque informou que "segue cooperando com as investigações sobre o caso" e que manterá fechado o local nesta sexta-feira (11).

Como é o local

Com 7,5 quilômetros de extensão, dois mil metros de largura e altitude de 1.157 metros acima do nível do mar, o Cânion Fortaleza é formado por paredes que lembram muralhas, segundo a prefeitura.

O local é o mais conhecido e visitado do parque, com acesso por meio da rodovia CS-012, no km 22. A área conta com trilhas autoguiadas. Entre elas:

- Trilha do Mirante, ponto de onde se pode visualizar toda a extensão do cânion, o litoral, a cidade de Torres e a planície catarinense;
- Quebra-Cangalha, que dá continuidade ao trajeto do mirante;
- Trilha da Cachoeira do Tigre Preto, com aproximadamente 250 metros de queda d'água;
- Borda Sul, permite a observação de todas as paredes e fendas do cânion, além da formação vegetal da mata nebular e dos campos de cima da serra. A trilha leva os visitantes até o ponto do mirante, de onde se observa a totalidade do cânion, incluindo suas paredes mais profundas, com cerca de 900 metros de altura.

A concessionária Urbia Cânions Verdes, responsável pelos serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, publicou uma nota lamentando "profundamente a tragédia ocorrida no Cânion Fortaleza e se solidariza com a família da criança, vítima da queda".