Cursos técnicos gratuitos em São Lourenço do Oeste? Esta é a última chamada do IFSC

Geral
São Lourenço do Oeste (SC) | 22/09/2025 | 14:43

Informe publicitário
Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus São Lourenço do Oeste (SC) está ofertando cursos técnicos gratuitamente, tanto para jovens do ensino médio quanto para adultos. Mas, atenção: esta é a última semana para você fazer a sua inscrição.

Você sabe qual a diferença entre cursar o Ensino Médio ou investir em um ensino Médio Técnico?

No técnico, se reúne a formação geral – disciplinas como português, matemática, história e demais áreas da base nacional – e a formação profissional. Em São Lourenço do Oeste o curso é Marketing. Isso significa que, com uma única matrícula, o estudante conclui o ensino médio e, ao mesmo tempo, obtém uma habilitação profissional reconhecida. A grande diferença está na integração entre teoria e prática: enquanto no ensino médio comum o foco é apenas acadêmico, no técnico o aprendizado é conectado ao mundo do trabalho, sem abrir mão da formação cidadã e acadêmica.

João Eduardo Linhares, coordenador do curso de Marketing no IFSC do município, diz que o curso técnico valoriza o currículo desde cedo e abre portas para diversas oportunidades. “Para os jovens, significa a chance de ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho, com maiores possibilidades de empregabilidade e salários mais atrativos.”

“No caso do Ensino Médio Técnico em Marketing do IFSC de São Lourenço do Oeste, o diferencial está no vínculo com o desenvolvimento social e econômico da região, formando cidadãos qualificados e prontos para contribuir com o mercado de trabalho e com a comunidade”, reforça o coordenador.

E para adultos?

Hoje, o IFSC de São Lourenço do Oeste está com inscrições abertas para Recursos Humanos e Administração. O técnico em Administração é bastante versátil.

* rotinas administrativas, com organização de documentos, controle de agendas e apoio a setores internos;
* gestão de pessoas, com apoio em processos de recrutamento, folha de pagamento, benefícios e treinamentos
* financeira e contábil (controle de contas a pagar e receber, apoio em relatórios e fluxo de caixa)
* logística e operações (estoques, compras, almoxarifado e acompanhamento de fornecedores)
* atendimento ao cliente e vendas (apoio no relacionamento com clientes, negociação e suporte comercial)
* empreendedorismo: o curso também prepara o estudante para abrir o próprio negócio, gerir recursos, planejar estratégias e transformar ideias em oportunidades.
* setor público: apoio em órgãos e instituições governamentais, atuando em áreas administrativas e de atendimento à população.

Mariene Peres Morona, coordenadora do curso Técnico em Administração, diz que o mercado de trabalho atual é competitivo e está em constante transformação. “As empresas buscam profissionais que unam formação sólida, capacidade prática e adaptabilidade”, reforça. Por isso, ela diz que é necessário múltiplas habilidades e, com a alta concorrência, o diferencial é justamente a qualificação.

“Nesse cenário, quem tem uma formação técnica em Administração se destaca porque chega ao mercado com conhecimento aplicado, pronto para colaborar desde o primeiro dia, e com uma visão abrangente das áreas que sustentam as empresas”, complementa.

Sobre o IFSC

O campus de São Lourenço do Oeste fica no bairro Progresso, junto a Escola Básica Municipal (EBM) Irmã Neusa. Conta com uma equipe de professores qualificados, doutores, mestres e especialistas. A estrutura física possui laboratórios de informática, química, biologia e elétrica, além de uma biblioteca com acervo diversificado e espaços de convivência.

Faça sua inscrição até o dia 25 de setembro -  ifsc.edu.br/tecnicos

- Técnico em Administração – Noturno, presencial
- Técnico em Recursos Humanos – Semipresencial, 1 encontro por semana
- Técnico integrado em Marketing – Ensino médio + formação técnica, período integral

Mais informações pelo telefone (49) 9 9936-0172