Efapi tem maior exposição de bovinocultura leiteira do Estado

Geral
Chapecó | 09/10/2013 | 10:52

Informações e foto: CCO Efapi 2013

O setor de bovinocultura surpreenderá os visitantes da Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi) 2013, que segue até domingo (13) no parque de exposições Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó. O potencial do setor será destacado pela exposição de gado leiteiro, com 450 animais principalmente das raças Holandesa e Jersey, o que representa a maior do Estado.

A entrada dos bovinos no parque de exposições iniciou nesta segunda-feira (7) e encerra até às 18h desta quarta-feira (9). Em edições passadas da Efapi ficavam em exposição de 300 a 380 animais, mas neste ano ocorrerá um crescimento de 20% neste número.

De acordo com o coordenador do setor de bovinocultura, Mauro Zandavalli, os fatores que contribuem para este cenário estão relacionados ao bom momento do setor, o aprimoramento da genética, a qualificação dos produtores e o aquecimento do mercado. "Os produtores buscam expor os animais porque a vitrine é muito forte. Além disso, Chapecó é a maior bacia leiteira de Santa Catarina", argumenta.

Participam do setor de bovinocultura da Efapi aproximadamente 70 produtores, a maioria do Oeste catarinense, alguns da região de Lages e Braço do Norte. Os animais em exposição possuem preços que variam entre R$ 5 a 30 mil, de acordo com a carga genética, por isso muitos não estarão à venda. Também estarão em exposição 60 animais para corte das raças Charolês e Red Angus. Para esta edição, o setor de bovinocultura registrou um decréscimo deste segmento e Zandavalli explica que o leite foi tomando espaço por causa das propriedades da região.

Todos os animais em exposição são de propriedades certificadas, livre de brucelose e tuberculose, com acompanhamento de técnicos responsáveis e aval da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que faz a inspeção sanitária.