Em São Lourenço do Oeste, professor transforma sua casa em museu

Geral
São Lourenço do Oeste (SC) | 17/08/2025 | 18:06

Autor e foto: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta

Começou assim: preservar a memória dos pais e da família. Quadros de santos, ferros de passar roupa a brasa e ferramentas usadas na lavoura foram os primeiros objetos guardados pelo professor Claudiomiro da Silva. Os pais dele saíram do interior para morar na zona urbana e, para não ver nada sendo jogado fora, ele tratou de recolher.

Claudiomiro é formado em história, filosofia e teologia, com mestrado em educação. Passou 26 anos longe de sua cidade natal. Mas, ao retornar a São Lourenço do Oeste, a cerca de 15 anos, a tarefa de guardar objetos antigos começou. “Quando eu era criança eu gostava muito de ter a minha casinha de brinquedos”, resume o professor que, com uma infância humilde, via dificuldade em ver o sonho se tornar realidade.

O projeto Casa Museu do professor Claudiomiro precisou de mais espaço ao passar dos anos. As peças que eram guardadas dentro de casa foram depois para um pequeno cômodo construído junto a lavanderia. E as ampliações não pararam mais. Claudiomiro conta que 99% dos objetos são doados. O restante é garimpado e poucas peças são compradas.

História viva

Claudiomiro dá aulas para turmas do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino, mas confessa que são as turmas do ensino infantil que mais ficam admiradas com o projeto Casa Museu. Em parceria com as escolas, os alunos visitam o local e conhecem mais sobre a importância da preservação e conservação dos objetos, essenciais para manterem viva a memória de uma sociedade.

“Entre você visualizar um objeto, seja numa foto, seja num livro, seja numa projeção, e você manuseá-lo tocando, tendo ali próximo, percebendo que material que é, a densidade, o tamanho, como funciona, ele tem muito mais sabor”, enfatiza o professor.

Quer conhecer?

O projeto Casa Museu é mantido exclusivamente pelo professor Claudiomiro, que confessa que as vezes o desânimo bate com a falta de incentivo. Ele tem como objetivo ampliar o projeto e buscar parcerias. “Toda ajuda é bem-vinda”.

Para visitar o espaço, os interessados podem estrar em contato pelo WhatsApp (49) 9 9922-6697 ou pelo Instagram @projetocasamuseu.