Informações e foto: Ronda Policial
Uma mega operação mobilizou 280 agentes da Polícia Federal (PF) e da Interpol na terça-feira (22), nos três Estados do Sul do país. Ao todo, 22 pessoas foram presas em quatro cidades catarinenses e também na capital gaúcha, Porto Alegre, durante a operação Ex-câmbio, que apura crimes financeiros. Foram 18 prisões em Itajaí, duas em Dionísio Cerqueira e, em Chapecó, um empresário foi preso. Ainda houve a prisão de uma pessoa em Joinville e uma e Porto Alegre. A polícia não revelou o nome dos investigados.
De acordo com a PF, os envolvidos fazem parte de quatro organizações criminosas. Eles usavam casas de câmbio como fachada para crimes financeiros. Ainda segundo a PF, o esquema movimentou pelo menos 600 milhões de dólares por ano, o equivalente a R$ 2,4 bilhões.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos R$ 1,24 milhão em dinheiro e em cheques, além de 40 mil dólares. Além do grande volume de dinheiro, foram apreendidos pelo menos 20 carros de luxo e bloqueados judicialmente 87 contas bancárias.
No total, foram 68 mandados de busca e apreensão nas cidades de Chapecó, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Joinville, Porto Alegre, Dionísio Cerqueira, Barracão e Curitiba. As investigações continuam e não se descarta novas prisões no oeste.