Informações e foto: Acislo
A Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) promoveu, na manhã desta terça-feira (30), o Café Empresarial com a Printe – Proteção Intelectual. Em pauta, a propriedade intelectual e sua relevância para empresas de todos os portes e segmentos. O encontro reuniu empresários para discutir estratégias de proteção de ativos como marcas, patentes e outros elementos que integram o patrimônio intangível das organizações.
Willian Vicente Wesendonck, especialista em Direito da Propriedade Intelectual da Luthier Propriedade Intelectual, destacou a necessidade de ampliar a cultura de proteção no ambiente empresarial brasileiro. Segundo ele, apesar dos avanços legais, muitos empresários ainda não têm clareza sobre a importância de registrar e resguardar suas criações. “A ideia do encontro foi justamente mostrar que propriedade intelectual vai muito além de marcas e patentes”, explica Wesendonck.
Durante a apresentação, o especialista detalhou como a ausência de registro pode comprometer o futuro de um empreendimento. “Muitas vezes o empresário utiliza uma marca há décadas, mas sem registro. Isso pode resultar na perda desse ativo para outro interessado que formalize o pedido antes. Pequenos detalhes como esse podem gerar grandes impactos”, alerta o especialista.
Wesendonck também abordou o papel das patentes no fortalecimento da inovação industrial. De acordo com ele, a patente é um ativo que assegura exclusividade temporária e garante retorno sobre investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Além disso, contribui para a competitividade e pode até ser objeto de licenciamento ou transferência tecnológica, valorizando ainda mais a empresa.
Apesar da relevância do tema, Wesendonck destaca que a cultura da propriedade intelectual ainda está em fase de consolidação no Brasil. Ele lembra que o empresário brasileiro, de forma geral, não tem o hábito de buscar essa proteção de imediato. “O que fazemos é aproximar esse conhecimento, mostrando os riscos de não agir e os benefícios de estar protegido”, afirma.