Empresários lourencianos participam de missão técnica em Joinville

Geral
São Lourenço do Oeste (SC) | 14/07/2025 | 10:49

Informações e foto: Acislo

Uma comitiva composta por empresários e representantes do Legislativo e Executivo de São Lourenço do Oeste (SC) participou, nos dias 10 e 11 de julho, de uma missão técnica organizada pela Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) no município de Joinville (SC). A iniciativa teve como objetivo proporcionar intercâmbio, troca de experiências e aproximação com empresas e instituições de referência no estado de Santa Catarina.

A programação iniciou com recepção do secretário de Desenvolvimento Econômico de Joinville, Willian Escher. Na sequência, os participantes visitaram o Perini Business Park, o maior parque empresarial multissetorial da América do Sul. Com mais de 2,8 milhões de metros quadrados de terreno e 360 mil metros quadrados construídos, o parque abriga mais de 240 empresas que, juntas, representam 21% do PIB de Joinville e 2% do PIB catarinense.

O grupo também conheceu o Instituto da Indústria, um espaço com oito mil metros quadrados dedicado ao desenvolvimento de soluções inovadoras para setores estratégicos como aeroespacial, automotivo e metalmecânico. O Instituto conta com o primeiro centro de processamento de materiais a laser da América Latina e diversos laboratórios de alta tecnologia, reforçando o papel de Santa Catarina como polo de inovação.

A comitiva também visitou a nova Escola Senai, instalada no antigo Moinho Joinville e transformada em um complexo educacional de excelência. Com investimento de R$ 120 milhões, o espaço oferece ensino fundamental, médio, cursos técnicos, profissionalizantes e de pós-graduação, além de estrutura moderna com ginásio, piscina aquecida e laboratórios.

No segundo dia, o grupo realizou visita técnica ao Porto Itapoá, considerado um dos terminais mais modernos, ágeis e eficientes da América Latina. Com capacidade atual para movimentar 1,8 milhão de TEUs (unidades equivalentes a um contêiner de 20 pés) por ano, o porto está em fase final de expansão para atingir dois milhões de TEUs. Sua localização estratégica e infraestrutura diferenciada o colocam como uma das principais portas de entrada e saída de cargas do Brasil.

Segundo o gerente executivo da Acislo, Gilberto Wohlfarth Junior, que acompanhou o grupo, a missão técnica em Joinville foi pensada como uma oportunidade prática de aprendizado. “Ao vivenciar realidades empresariais consolidadas e inovadoras, nossos empresários ampliam sua visão estratégica, identificam tendências e voltam mais preparados para aplicar novos conhecimentos em seus negócios e na comunidade”, destaca.

A missão também permitiu aos 12 participantes o fortalecimento das conexões entre os setores público e privado de São Lourenço do Oeste, que buscam juntos caminhos para o desenvolvimento local sustentável, com base na inovação, na educação e na competitividade.