Informações e foto: Gaeco
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público de Santa Catarina, deflagrou, na manhã de quarta-feira (12), três operações: duas de combate ao crime organizado e uma relacionada à utilização indevida de cargos públicos. As ações ocorreram em Florianópolis, Chapecó e Faxinal dos Guedes.
Operação Cura
Em Chapecó, a investigação apura a atuação de um enfermeiro para beneficiar integrantes de facção criminosa. Houve mandado de busca e apreensão no sistema prisional.
Segundo a investigação, o profissional teria viabilizado a entrada de aparelhos telefônicos celulares e substâncias entorpecentes no Complexo Prisional de Chapecó, ocultando os materiais ilícitos em embalagens de medicamentos e outros produtos destinados a detentos. Os materiais apreendidos durante as diligências serão encaminhados à Polícia Científica, que realizará exames periciais.
A investigação tramita sob sigilo e, tão logo haja autorização para publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
Patrocínio Fiel
Em Florianópolis, a ação investiga a atuação de organização criminosa suspeita de praticar crimes de sequestro, cárcere privado, tortura psicológica, coação e tráfico de drogas.
Operação Óphelos
Já em Faxinal dos Guedes, foram cumpridos quatro mandados de busca para investigar suposta utilização indevida de cargos públicos por servidoras municipais vinculadas ao setor de engenharia da prefeitura.



