Informações: G1SC
Frio tardio, com formação de geada na primavera, e chuva dentro da média histórica estão previstos para os próximos três meses em Santa Catarina. A ocorrência de temporais também não foi descartada.
A previsão, da Defesa Civil catarinense, vale para os meses de setembro, outubro e novembro, com o final do inverno e parte da primavera.
O mês de agosto foi mais seco do que o normal, conforme a Defesa Civil. A primavera se caracteriza também por um aumento dos volumes de chuva em Santa Catarina em relação ao inverno.
Neste mês, o volume de chuva deve ficar próximo da média história. A exceção são as regiões Oeste e as partes mais altas do Norte, que podem ter volume menor do que o esperado.
Em outubro, o Oeste deve ter volume de chuva próximo à média histórica. Porém, no restante do estado a previsão indica que esse acumulado pode ser maior do que o esperado, especialmente na Serra e no Sul.
Já para novembro, a previsão indica volume de chuva dentro da média histórica em todas as regiões. Além dessas informações, a Defesa Civil informou que podem ocorrer eventos de chuva intensa e temporais com raios, rajadas de vento e granizo, que podem causar danos.
Historicamente, os principais eventos que podem causar estragos nesses três meses estão relacionados a enxurradas, inundações, vendavais e granizo. Em novembro, geralmente há menos ocorrências nesse sentido.
Temperaturas
A previsão também indica que o próximo trimestre será marcado por temperaturas acima da média histórica.
Ainda assim, são esperados episódios de frio intenso e formação de geada ao longo da primavera, caracterizando frio tardio.