Grande empresa de tecnologia é acusada de não cumprir direitos trabalhistas de ex-funcionários

Geral
Florianópolis (SC) | 14/12/2024 | 10:57

Autor: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta
Foto: FiberX

Nesta semana, denúncias contra a empresa de tecnologia FiberX começaram a ganhar força nas redes sociais. Ex-funcionários acusam a empresa de desligamento sem as devidas rescisões. A FiberX começou sua atuação em 2008, em São Lourenço do Oeste (SC), e hoje tem sede em Florianópolis (SC). É especializada em Tecnologias da Informação e Telecomunicação, sendo uma das maiores integradoras de tecnologia da América Latina. Produtos como roteadores de serviço, roteadores Wi-Fi e módulos ópticos, são alguns dos produtos que a  empresa oferece com a parceria da Huawei e Sineng.

O Portal Minutta entrou em contato com alguns ex-funcionários que fazem a acusação. Ainda, o portal recebeu informações de um grupo que assina como "ex-trabalhadores da FiberX" relatando o ocorrido.

Em nota, o grupo de ex-funcionários diz que houve uma "demissão coletiva realizada pela empresa FiberX nos dias 27 e 28 de novembro de 2024". O grupo opta por não se identificar individualmente relatando receio "de possíveis represálias ou retaliações".

Ainda em nota, eles dizem que mais de 150 funcionários foram dispensados e que o problema está em receber os direitos trabalhistas. "No dia 11 de dezembro, durante a homologação conduzida pelo SINTTEL (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações do Estado de Santa Catarina), na sede da entidade em Florianópolis, fomos surpreendidos por tentativas de coerção por parte da FiberX. A empresa compareceu acompanhada de seguranças e tentou nos pressionar a assinar um acordo de parcelamento das verbas rescisórias em até 10 vezes, condicionando ainda a renúncia de multas por atraso no pagamento e de qualquer outro direito trabalhista que pudéssemos pleitear", diz o grupo na nota.

O grupo relata que, até o momento, houve o recebimento de apenas um depósito parcial, "inferior ao valor de um salário mensal, no dia 6 de dezembro". A angústia dos ex-funcionários é também pela chegada do Natal e Ano Novo, onde os recursos são importantes para muitas famílias. "Esperamos que essa situação seja resolvida com a urgência e o respeito que ela demanda".

Contrato com o Estado de Santa Catarina

No dia 11 de abril deste ano, o Governo do Estado de Santa Catarina assinou um protocolo de intenção com a FiberX para a instalação de sua planta de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Sapiens Parque, em Florianópolis. O investimento privado é de R$ 100 milhões para o desenvolvimento e exportação dos produtos, que prevê a criação de mais de 600 empregos.

Em matéria divulgada pelo Govern do Estado em sua página oficial, a informação é de que a empresa é uma das representantes da Huawei, maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações no mundo, e da Sineng, atuando como distribuidora exclusiva no Brasil. Ambas empresas chinesas se mostram grandes investidoras no mercado de tecnologia no Brasil e em Santa Catarina.

O que diz a empresa

O Portal Minutta tenta contato com os proprietários para entender a situação.

Na manhã deste sábado (14), a FiberX enviou uma nota na qual diz enfrentar "ajustes temporários devido ao cenário econômico desafiador". Ainda, salienta que "está enfrentando um momento delicado, marcado por desafios no cenário macroeconômico global e por mudanças significativas no setor em que atua. Essas condições nos obrigaram a tomar decisões difíceis, mas imprescindíveis para garantir a continuidade da empresa".

Entre as decisões, a empresa, por nota, explica ser necessária "uma redução significativa do quadro de colaboradores" e que reconhece "o impacto dessa decisão" mas que está empenhada "em buscar soluções para superar as dificuldades atuais junto aos ex-colaboradores, parceiros, prestadores de serviço".

 FiberX, também em nota, agradece "a dedicação e contribuição de todos os profissionais que fizeram parte da nossa história. Este não é o desfecho que desejávamos, mas acreditamos na resiliência da FiberX para superar os desafios, continuar evoluindo no mercado e retomar sua trajetória de inovação e excelência."