IFSC confirma instalação de unidade de ensino federal em São Lourenço do Oeste

Geral
São Lourenço do Oeste | 11/10/2013 | 10:30

Autor: Marcelo Coan
Foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Na tarde desta quinta-feira (10), o diretor de expansão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Caio Alexandre Martini Monte, anunciou que São Lourenço do Oeste terá uma unidade de ensino profissionalizante. O anúncio aconteceu em uma espécie de audiência no gabinete do Executivo Municipal que contou com a presença de lideranças políticas da região, da área da educação e de entidades empresariais.

Além de anunciar a instalação da unidade no município, a comitiva do IFSC aproveitou a visita para verificar a estrutura colocada a disposição para a implantação dos cursos profissionalizantes. A ideia é a de que a unidade seja implantada no distrito Frederico Wastner, onde a municipalidade tem a disposição a estrutura de uma escola que foi desativada.

De acordo com o prefeito de São Lourenço do Oeste, Geraldino Cardoso, alguns ajustes precisam ser feitos na estrutura, contudo, o local tem condições de atender a demanda. “A partir de hoje temos ensino federal de qualidade e gratuito para formação de mão de obra qualificada que é uma das grandes demandas existes em toda a região Noroeste”, disse ele e garantiu que a data é história para o município e toda a região.

Para o prefeito, a instalação de uma unidade do IFSC é a oportunidade que os jovens terão para se qualificar sem que tenham que se deslocar para outras regiões.

Agora, tendo em vista que alguns ajustes na estrutura precisam ser feitos, o Executivo lourenciano falou que o início das atividades depende do IFSC. “Tá confirmado, pelo menos na palavra do diretor de expansão do Instituto Federal de Santa Catarina”.

Cursos

Ainda que o anúncio da instalação da unidade tenha acontecido nesta quinta-feira (10), o prefeito contou que no mês passado foi iniciada a instalação de dois cursos na área de informática — que reuniu cerca de 62 alunos — pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem a supervisão do campus do IFSC de São Miguel do Oeste. Os dois cursos atenderão os municípios de São Lourenço do Oeste, Novo Horizonte e São Bernardino.

Já os novos cursos, que deverão ser criados na unidade que será implantada no distrito Frederico Wastner, Cardoso falou que serão definidos em conjunto com a comunidade da região. “Conforme a demanda, vão ser criados novos cursos”.

A expectativa é que a nova unidade atenda de 15 a 20 municípios da região Noroeste de Santa Catarina e alguns do Sudoeste do Paraná, caso exista interesse por algum curso.

Conquista

Cardoso explicou que as reivindicações são antigas, mas em 2011 foi o ano que aconteceu a primeira audiência pública regional para discutir a questão. “Foi uma caminhada longa, onde teve a participação de muitas pessoas. Foi uma luta suprapartidária e que deu resultado”, resumiu.