Lideranças municipais participam de palestra sobre segurança social

Policial
São Lourenço do Oeste | 20/08/2015 | 14:11

Autor e foto: Marcelo Coan

Na noite desta quarta-feira (19), na Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste, gestores da sociedade lourenciana, líderes de bairros, representantes de associações, sindicatos e demais setores segmentados participaram de uma palestra sobre segurança social. A conversa foi ministrada pelo delegado da 28ª Delegacia Regional de Polícia de Fronteira (DRP-Fron), Carlos Augusto de Andrade Morbini. Também houve a participação da perita do Instituto Geral de Perícias (IGP) Maria Cristina Morbini.

Segundo Morbini, segurança vem antes de qualquer outra área, inclusive saúde e educação. Ele justifica seu posicionamento afirmando que sem segurança não há condições de manter a saúde ou ter tranquilidade para progredir na educação. Por conta disso, o delegado disse que é preciso reconhecer a iniciativa do Rotaract Club Integração de São Lourenço do Oeste em propor a discussão.

Durante a conversa, o delegado buscou expor questões relacionadas a sobrevivência, dicas de como a população pode se proteger no trânsito ou na residência. “Algumas dicas serão úteis. Acredito que se todas as instituições abraçassem a segurança pública nós certamente estaríamos muito mais avançados”.

Morbini espera que a iniciativa seja o primeiro passo e que outras entidades sigam o exemplo do Rotaract Club. “Nós todos, constitucionalmente, temos responsabilidades sobre a segurança pública. É nosso dever, como policiais, funcionários públicos estaduais, planejar e agir em prol da segurança pública, mas essa responsabilidade também é de cada cidadão”, disse ele reforçando que a iniciativa é louvável.

Como o público participante era composto por lideranças do município, a expectativa é que a partir de agora essas pessoas disseminem as informações em seu circulo de convívio. “Nós, unidos, podemos fazer a diferença”, disse explicando que por ser uma sociedade democrática todos têm poder de mudar as coisas. “Nós elegemos pessoas e formamos um estado para que nos governe. Nós temos que ser certeiros em nossas escolhas, caso contrário vamos viver dias ruins”, falou afirmando que já houve uma evolução na segurança pública, mas o desejo é isso evolua ainda mais.

Avaliação

Segundo Viviane Negri, presidente do Rotaract Club, todos que participaram conseguiram absorver algumas coisas para o dia a dia. Conforme ela, após a palestra foi possível perceber, através de comentários, a satisfação do público. Em função do resultado, a ideia é propor uma nova discussão.

Paralelo às explanações do delegado regional e da perita do IGP houve a coleta de assinaturas para a formalização de um pedido junto a Secretaria de Estado da Segurança Pública. A ideia é que um representante do Estado esclareça, por exemplo, como seria o funcionamento da Unidade Prisional Avançada (UPA) e qual o objetivo do investimento. “O Rotaract não tem posicionamento político em relação a implantação ou não da Unidade Prisional Avançada, nós apenas formalizamos uma lista de assinaturas com a intenção de que um representante do Estado esclareça o assunto para a sociedade lourenciana”.