Melhor praia urbana do mundo fica em SC, segundo ranking

Geral
Florianópolis (SC) | 16/06/2025 | 15:19

Informações e foto: NSC

A melhor praia urbana do mundo fica em Florianópolis (SC), segundo o ranking geral do Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias (CIF Playas). No levantamento, mais de 200 praias em 11 países foram avaliadas em diversos critérios.

A praia de Florianópolis escolhida foi Jurerê Internacional, localizada no Norte da Ilha. A praia de águas claras e mar calmo é conhecida por seus beach clubs e casas luxuosas. Ainda no bairro, restaurantes e shoppings ao ar livre são frequentados pela comunidade local e por centenas de turistas, especialmente na temporada de verão.

Participaram do ranking os países Brasil, Argentina, Cuba, Colômbia, República Dominicana, México, Equador, Espanha, Chile, Venezuela e Peru. Entretanto, a pesquisa não avaliou todas as praias dos países. No Brasil, ficaram de fora as praias do litoral da região Nordeste.

Além de Jurerê Internacional, duas outras praias catarinenses aparecem no ranking. Uma por melhor praia de vila e outra por melhor praia rural.

Melhor praia de vila

A melhor praia de vila fica localizada em Balneário Camboriú, segundo o ranking. A Praia do Estaleiro costuma atrair turistas que buscam tranquilidade. Diferente de praias mais frequentadas, como a Praia Central e a das Laranjeiras, a Praia do Estaleiro é o local perfeito para quem procura um espaço maior na areia. Apesar disso, o mar é frequentemente agitado, diferente da Praia de Jurerê Internacional, que possui ondas mais calmas.

Melhor praia rural

Localizada no Norte do Estado, a Praia do Forte foi considerada a melhor praia rural no ranking. A praia pertence ao município de São Francisco do Sul. A praia possui águas calmas e cristalinas, mais parecida com a Praia de Jurerê Internacional do que com a Praia do Estaleiro, antes citadas. Além disso, piscinas naturais e uma extensa faixa de areia costumam atrair pessoas que gostam de mais tranquilidade e um ambiente natural mais isolado.

Como as praias foram escolhidas

Segundo o ranking da CIF Playas, a pesquisa não é baseada no turismo. O ranking deste ano envolveu 71 profissionais, como oceanógrafos, geógrafos, engenheiros e muitos outros. Como dito antes, a pesquisa não incluiu todas as praias dos 11 países escolhidos. No caso do Brasil, praias do Nordeste ficaram de fora.

Ainda segundo o ranking, os seguintes critérios foram analisados:

- Recreação (estacionamento, segurança, instalações e serviços);
- Proteção (vulnerabilidade do espaço, catástrofes naturais);
- Conservação (qualidade ambiental, estado do ecossistema);
- Sanitária (qualidade da água e areia, serviços sanitários).