No último dia do verão, Serra catarinense amanhece com geada

Geral
São Lourenço do Oeste (SC) | 19/03/2025 | 14:18

Informações: G1SC

O último dia "cheio" do verão começou com geada e temperatura de 3,8 °C em São Joaquim, uma das cidades mais frias do Brasil na Serra de Santa Catarina. A estação mais quente do ano no hemisfério sul se despede às 6h de quinta-feira (20), dando lugar ao outono.

Imagens mostram a região do Vale dos Caminhos da Neve encoberta pela fina camada de gelo. Os registros foram feitos às 6h30 desta quarta-feira (19), segundo o fotógrafo Mycchel Legnaghi.

"O registro de mais uma geada aqui a três quilômetros do centro de São Joaquim. E o resultado é assim: paisagens exuberantes, com uma fina camada de gelo", narra Mycchel no vídeo. Situação já havia sido registrada no domingo (16).

O frio mais intenso no estado ocorreu justamente nessa localidade, e foi registrado às 7h, segundo a Epagri/Ciram, órgão estadual que faz a medição e o acompanhamento meteorológico. Outras cidades serranas, como Urubici e Urupema, marcaram 6,11°C e 6,51°C, respectivamente, às 8h desta quarta.

Outono

O outono começa nesta quinta-feira, mas a previsão indica que as temperaturas devem seguir acima da média em boa parte do país.A nova estação terá início às 6h01 e se estenderá até às 23h42 de 20 de junho.

Como será?

Conforme a Climatempo, a tendência para o outono de 2025 é uma estação de chuvas dentro da média e temperaturas acima do esperado para esse período do ano.

Vinicius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, destaca que, apesar do calor previsto, o país deve ter dias de grande amplitude térmica. Além disso, é mais improvável a ocorrência de ondas de calor durante os meses de outono.