NOC de São Lourenço do Oeste comunica falecimento da cadela de faro Bala

Geral
São Lourenço do Oeste (SC) | 25/04/2025 | 14:00

Informações: Redação Minutta e Polícia Civil
Foto: Polícia Civil

Faleceu nesta sexta-feira (24), aos 11 anos de idade, a cadela de faro Bala, da raça Labrador Retriever. O comunicado foi feito pelo Núcleo de Operações com Cães (NOC) de São Lourenço do Oeste (SC), onde Bala iniciou suas atividades em julho de 2014. 

Bala foi inicialmente treinada para a detecção de drogas, mas destacou-se por sua habilidade técnica e dedicação, tornando-se o primeiro cão da Polícia Civil a ser treinado também para a detecção de armas de fogo e munições.

Até a sua aposentadoria, Bala ficou sob os comandos do policial civil Neilan Canabarro. Ele frisa a atuação da cadela na apreensão de grandes quantidades de drogras em Chapecó e São Lourenço do Oeste, por exemplo, mas também na localização de armas e munições. 

No comunicado, o NOC destacou: "com o avanço da idade e a formação de novos cães, Bala foi retirada do serviço ativo, passando a desfrutar de uma merecida aposentadoria com mais conforto e tranquilidade. Nos últimos dias, foi acometida por uma doença grave, contra a qual lutou, mas infelizmente não resistiu".