Autor e foto: Marcelo Coan
Na tarde desta quarta-feira (20), nove policiais civis da 28ª Delegacia Regional de Polícia de Fronteira (DRP-Fron) participaram de um treinamento com Serviço Aeropolicial de Fronteira (Saer/Fron). O grupo foi composto por seis agentes e três delegados.
O trabalho, instrução teórica e prática, foi coordenado por uma equipe composta por dois delegados e quatro agentes do Saer. Entre eles, quatro pilotos e dois tripulantes. As atividades tiveram como base o campo do Instituto Parati, em São Lourenço do Oeste.
O delegado de polícia e piloto do Saer, Ricardo Newton Casagrande, contou que este trabalho faz parte de uma programação do Saer de Chapecó e o foco é ambientar os policiais. Ele explicou que a atividade foi iniciada com os policiais civis, mas esse treinamento contemplará também a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O projeto foi iniciado pela regional de São Lourenço do Oeste. Na sequência serão atendidas as regiões de São Miguel do Oeste, Xanxerê, Concórdia e Chapecó.
Casagrande explicou que como o Saer na região de fronteira é uma coisa nova, a ideia inicial é fazer uma ambientação. Isso envolve, por exemplo, o acionamento da aeronave, tempo resposta, embarque e desembarque. “O objetivo é fazer um treinamento básico para que em situações reais eles [policiais] saibam como se comportar com a chegada da aeronave e auxiliar com orientações de coordenadas e locais de pouso”, disse ele ao lembrar que o treinamento iniciou com a aeronave em solo, mas que houve atividades com helicóptero em voo.
Henrique Nantes Valadão, delegado de Polícia Civil da região, um dos que participou do treinamento, falou que a aeronave é uma excelente ferramenta no combate ao crime e extremamente útil em operações ou em situações emergenciais. Sobre o treinamento, Valadão fala que é importante, pois credencia os policiais a estarem participando de operações com o helicóptero. “Não é simplesmente chegar e entrar na aeronave e operacionalizar determinada conduta”. Falou ainda que é importante o treinamento porque assim a região passa a estar habilitada a acionar o helicóptero.
A ideia é que numa outra oportunidade mais policiais civis participem da capacitação para ter o maior número preparado possível.
Veja o vídeo do treinamento