Prefeitura de São Lourenço do Oeste atua em várias frentes no combate ao coronavírus

Geral
São Lourenço do Oeste | 05/08/2020 | 15:43

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

O governo municipal de São Lourenço do Oeste atua diariamente no combate do novo coronavírus – Covid-19. Desde o início da pandemia, as iniciativas visam restringir aglomeração e circulação de pessoas para reduzir a possibilidade de contágio, além de ações que assegurem atendimento a pacientes. Antes mesmo de registrar a primeira pessoa infectada pelo novo coronavírus no município, a prefeitura já trabalhava na suspensão das aulas presenciais, na instalação de barreiras sanitárias e na preparação da rede de saúde, por exemplo.

De março a julho de 2020, a Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste realizou 372 exames para a detecção viral da Covi-19 e 212 testes rápidos e, além disso, foram feitos outros 52 testes particulares para a doença. A unidade sentinela, no centro, continua funcionando das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia, incluindo sábados e domingos, para quadros respiratórios, nebulização, administração de medicamentos, pedidos de receitas controladas e curativos. A farmácia central faz o mesmo horário. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas atende casos de urgência e emergência.

Fiscalização

A fiscalização dos decretos municipais foi intensificada nos últimos meses, com ajuda dos órgãos de segurança, para cumprir com as medidas punitivas frente ao novo coronavírus. Até o fim de julho, a Vigilância Sanitária de São Lourenço do Oeste cumpriu 24 autos de intimação, seis interdições de estabelecimentos (já liberados após apresentarem protocolo de retorno seguro das atividades), dez multas e sete autuações a proprietários de veículos por consumo de bebida em via pública e aglomeração. A Vigilância Sanitária recebeu mais de 300 chamados pelo Disque Denúncia (49) 9 8433-9568, número exclusivo para casos do coronavírus.

Prevenção

Na primeira quinzena de julho, o governo municipal instalou 20 totens para armazenamento de álcool em gel em mais uma medida de prevenção ao novo coronavírus - Covid-19. Os equipamentos foram colocados em repartições públicas, hospital, postos de combustíveis e instituições financeiras, locais considerados com maior circulação de pessoas. Além disso, por meio de decreto municipal, fica estabelecido o uso obrigatório de máscaras desde o início de abril.