Previsão de chuva intensa põe metade de SC em alerta laranja para temporais

Geral
Santa Catarina | 29/09/2025 | 13:25

Informações: NSC
Foto: Divulgação

Após o temporal que castigou o Oeste do Estado nos dias 20 e 21 de setembro, Santa Catarina terá mais dias de tempo instável. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu na manhã desta segunda (29) um alerta de temporais com chuva pontualmente intensa até terça-feira (30).

O fenômeno é provocado pelo calor combinado à umidade e a perturbações em médios níveis da atmosfera. A tendência é que a condição fique restrita ao Oeste, Meio-Oeste e parte do Planalto Norte, começando pelas áreas de divisa com o Paraná e se estendendo para o restante das regiões.

Nesta segunda-feira, o risco é considerado moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais, conforme a Defesa Civil.

Na terça-feira (30), o risco aumenta para alto com o aumento dos temporais para todo o Estado, por influência de uma frente fria que se desloca pelo mar associada a um sistema de baixa pressão no Sul do Paraguai. Os temporais devem vir acompanhados de chuva pontualmente intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo.

De acordo com o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri, a situação é diferente dos temporais que causaram estragos na última semana. A tendência é de temporais mais localizados do que na semana passada.

"Quando a frente fria está bem organizada, ela causa danos em várias regiões. Agora não é o caso. O que temos é um cavado, uma convergência de umidade e instabilidade, que gera temporais mais pontuais. Pode dar em Itapiranga, mas em uma cidade próxima, a cinquenta quilômetros dali, não", explica.

Semana terá tempo instável

A semana em Santa Catarina será de tempo instável, típico de primavera, conforme a Defesa Civil. Há previsão de chuva frequente, acompanhada por temporais, com chuva intensa, rajadas de vento e possibilidade de granizo.