Professores da rede municipal de Chapecó iniciam greve

Geral
Chapecó (SC) | 20/03/2023 | 14:34

Informações: Diário do Iguaçu
Foto: ND+

Na manhã desta segunda-feira (20), professores da rede municipal de ensino, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Chapecó e Região, realizaram um ato de paralisação na praça Coronel Bertaso, no Centro de Chapecó (SC). O movimento de greve geral foi anunciada na sexta-feira (17). Dentre as pautas, o reajuste de 7,5% ao Piso Nacional e a contrariedade a um projeto de lei que retira garantias e direitos dos professores, como gratificações de pós-graduação. Às 16h está programado outro ato, desta vez na Câmara Municipal, onde será votado o projeto.

A administração municipal de Chapecó, através da Secretaria de Educação, comunicou, em nota, por volta de 12h, que, mesmo com a paralisação de alguns professores, as aulas nas instituições de ensino seguem normais. Nos próximos dias, o atendimento será reavaliado conforme andamento da greve. Algumas unidades educacionais estão com quadro de professores completo e, em outras, o número de professores que aderiram à paralisação é pequeno.

Ainda em nota, a prefeitura diz que considera a greve descabida, já que Chapecó é um dos municípios que melhor paga a categoria em Santa Catarina. Reafirma investir na melhoria das condições de trabalho dos professores, com reforma dos ambientes, novas escolas, aquisição de modernos equipamentos de informática e capacitações constantes.

O projeto encaminhado para a Câmara Municipal, segundo a prefeitura, apenas converte os valores de percentuais para Unidade Fiscal de Referência Municipal (UFRM), sendo este reajustado anualmente, o que não acarretaria perdas salariais, e evitaria alguns benefícios sobrepostos.