Informações: Redação Minutta e Câmara Municipal
Foto: Reprodução/Internet
Os vereadores de São Lourenço do Oeste (SC) aprovaram, na noite desta segunda-feira (8), a criação de um programa municipal de monitoramento digital contínuo da glicemia voltado para crianças e adolescentes diagnosticados com diabetes mellitus tipo 1. O projeto tem como proposta fornecer aparelhos que permitem acompanhar os níveis de glicose no sangue de forma não invasiva e contínua.
Mauro Michelon (MDB), vereador autor do projeto, diz que o objetivo é prevenir episódios de hipoglicemia e outras complicações relacionadas à doença, promovendo mais segurança e qualidade de vida para os pacientes entre 4 e 17 anos de idade. “A diabetes é uma condição crônica e séria. Um controle glicêmico eficaz é fundamental para evitar complicações e garantir o bem-estar dos pacientes. O monitoramento contínuo é um avanço importante, especialmente para as crianças, que enfrentam mais dificuldade em realizar as medições convencionais diariamente”, destacou.
Os beneficiados com o programa deverão atender alguns critérios, como morar em São Lourenço do Oeste, possuir laudo médico com diagnóstico de DM1, estar matriculado na rede pública de ensino, entre outros.
O projeto segue agora para análise do governo municipal.