Informe publicitário
Foto: Arquivo pessoal
Há 36 anos, um jovem engenheiro eletricista e sua esposa decidiam apostar em um negócio próprio. A decisão deu origem à Projetel, empresa de projetos, execução e manutenção elétrica que se tornou uma das mais tradicionais de São Lourenço do Oeste (SC), e que agora se prepara para completar mais um aniversário, em setembro, já com a segunda geração da família à frente de parte da operação.
Blademir Luiz Suzin conta que a Projetel nasceu da combinação de três frentes: venda de material elétrico; prestação de serviços e elaboração de projetos. Junto com a esposa Marcia Regina Feuser Suzin, a aposta se mostrou certeira logo nos primeiros anos, em um momento em que São Lourenço do Oeste vivia uma forte demanda por regularização das instalações elétricas e telefônicas dos prédios da cidade — na época, ainda sob exigências da extinta Telesc. "À noite fazia parte do projeto, de dia corria por aí entre cuidar um pouco da loja e a parte de serviço", relembra o fundador.
Leque de serviços
Diferente do que costuma acontecer no mercado elétrico, em que empresas tendem a se especializar em um nicho específico, a Projetel optou por manter um escopo amplo desde o início: da rede de alta tensão e entrada de indústrias com medição em alta tensão até a simples troca de uma lâmpada ou chuveiro residencial. Ao longo das décadas, a empresa também passou a atuar em execução de edificações, manutenção residencial, sistemas preventivos contra incêndio, energia fotovoltaica, projetos de gás, serviço com caminhão munck e locações de plataformas elevatórias (PTA).
Ampliação do portfólio
A entrada da Projetel na energia fotovoltaica seguiu a mesma lógica de manter a atuação elétrica ampla. A empresa reforça que o segmento, apesar de parecer simples, exige atenção a critérios técnicos como orientação solar e dimensionamento correto das placas, fatores que impactam diretamente o resultado final para o cliente e que, segundo Blademir, nem sempre são respeitados por quem entrou no mercado durante o "boom" recente da fotovoltaica.
Sucessão familiar
Hoje, os dois filhos mais velhos de Blademir e Marcia atuam na empresa. Fernanda, engenheira civil com pós-graduação em gerenciamento de obras e formação em design de interiores e light design, passou a assumir os projetos de iluminação da Projetel, uma área que a empresa identifica como pouco compreendida pelo público em geral, mas tecnicamente decisiva. Já Henrique, também engenheiro civil, assumiu a gestão de orçamentos, dos serviços externos e dos projetos preventivos contra incêndio e de gás, incluindo instalações industriais.
Fernanda revela que a decisão de voltar a São Lourenço do Oeste foi amadurecida ao longo da faculdade e se consolidou durante o período da pandemia. "Eu avisei o pai que realmente não voltaria nos primeiros anos", conta. Porém, hoje ela considera essa a sua melhor escolha.
A área financeira e de recursos humanos da empresa, antes conduzida diretamente por Marcia, também passou por uma transição recente para as mãos da nova geração, um processo que a família descreve como o primeiro passo consolidado da sucessão.
Para Blademir, ver os filhos no negócio que fundou é uma de suas grandes conquistas. "A sucessão é um desafio comum para muitas empresas familiares e que depende, sobretudo, da liberdade de cada filho escolher seu próprio caminho", frisa.
E os próximos passos?
Com o aniversário de 36 anos batendo à porta, a Projetel já tem em mãos um projeto pronto para uma nova loja. A decisão de avançar com a obra, no entanto, está sendo tratada com cautela diante do cenário econômico do país.
Apesar disso, Blademir afirma que o diferencial que sustenta os 36 anos da Projetel no mercado segue o mesmo: honestidade; responsabilidade sobre os serviços prestados e a confiança construída com os clientes ao longo de mais de três décadas. "O que mantém é o nosso alicerce: sempre procurar dar o nosso melhor", finaliza.
Contatos
Endereço - Rua Rui Barbosa, nº. 527, Centro de São Lourenço do Oeste (SC).
Telefones - https://biolink.info/Projetel


