Informações: NSC
Foto: Arquivo Diário Catarinense
Santa Catarina deve registrar neve pela primeira vez em 2025 na quinta-feira (29). De acordo com meteorologistas da Epagri/Ciram e da Defesa Civil, o fenômeno deve ocorrer entre à tarde e à noite, em áreas altas da Serra catarinense.
A possibilidade de neve é decorrência de uma intensa massa de ar seco e frio que atinge Sul do Brasil a partir de quarta-feira (28). De acordo com a Defesa Civil, os modelos meteorológicos indicam temperaturas mínimas abaixo de 0°C nas áreas mais elevadas, especialmente entre os Planaltos e no Meio Oeste. "Havendo condições de umidade e temperatura, a chance (de nevar) é bem grande", resume a meteorologista da Epagri Marilene de Lima.
Cofnorme a Defesa Civil, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Também há possibilidade de congelamento de pistas e tubulações nas áreas mais suscetíveis da serra catarinense.
Considerada a região mais fria do Brasil, a Serra catarinense costuma marcar recordes de frio — em 2025, a menor temperatura do Estado foi -3,17°C, em São Joaquim. Outras cidades, como Urubici e Bom Jardim da Serra, também já registraram neve.
A última vez que nevou em Santa Catarina foi em agosto de 2024, em Bom Jardim da Serra. Na época, as os termômetros marcaram 4°C.
Previsão
Após a passagem da frente fria, na quarta-feira (28), temperaturas já começam a cair no início da tarde nas regiões do Oeste e avançam para as demais áreas até a noite. As mínimas ficam abaixo de 0°C nas regiões mais altas de Serra, variando entre 1°C e 5°C nos Planaltos e Meio-Oeste, ficando em torno de 5°C no Extremo Oeste e em torno de 10°C no Litoral e áreas próximas.
Ao longo da quinta-feira (29), apesar da presença do sol, as temperaturas continuam baixas em todas as regiões de SC, com máximas ficando próximas de 1°C nas áreas mais altas da Serra, variando entre 8°C e 14°C no Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí, entre 4°C e 8°C no Oeste e Extremo Oeste e variando entre 2°C e 6°C entre os Planaltos e Meio-Oeste.
Entre a quarta e a quinta-feira, os ventos ficam intensos na metade leste catarinense, deixando a sensação térmica ainda mais baixa, especialmente no Litoral e no Planalto Sul. O frio intenso permanece até, pelo menos, domingo (1º), especialmente entre as noites e manhãs, com condições favoráveis para a formação de geada ampla no Estado durante estes dias. Durante as tardes, as máximas não passam dos 20°C.