Rússia anuncia vacinação em massa contra a Covid-19 em outubro

Geral
Rússia | 04/08/2020 | 11:00

Informações: G1
Foto: Getty Imagens

O Ministério da Saúde da Rússia anunciou que está planejando para outubro uma vacinação em massa contra a Covid-19. Mais de 20 países já demonstraram interesse na vacina do Instituto Gamaleya, de Moscou, e mais de cinco estariam trabalhando ativamente para começar a produzi-la. Segundo o chefe do Fundo de Investimento Direto do governo da Rússia, o Brasil está entre esses países.

Na semana passada, o ministro russo da Saúde, Mikhail Murashko, chamou a atenção do mundo ao anunciar a conclusão dos testes e dizer que os documentos para o registro já estão sendo preparados. Ainda segundo o ministro, uma campanha de vacinação em massa vai começar em outubro – o que, se confirmado, faria da Rússia o primeiro país do mundo a realizar uma imunização em larga escala.

Desde o início da pandemia, mais de 850 mil russos testaram positivo para a Covid-19. Mais de 14 mil morreram.

As notícias sobre uma vacinação em massa daqui a dois meses provocaram desconfiança na comunidade científica pela rapidez e pela falta de transparência quanto aos testes. A OMS tem uma lista com as pesquisas em andamento no mundo todo, mas, de acordo com ela, a vacina russa estaria ainda na primeira fase de testes.

Na segunda (3), sem se referir à Rússia, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (MS), Tedros Adhanom, destacou que há algumas vacinas na fase três de testes, a fase mais avançada. Mas ele frisou que, no momento, não há solução mágica. E alertou: talvez nunca haja. O chefe da OMS reforçou que precisamos agir com as ferramentas que temos, como testes, máscaras e distanciamento.

Sobre a situação do Brasil, o diretor do programa de emergências afirmou que o primeiro passo para sair da crise é conter a intensa transmissão comunitária. Michael Ryan alertou que o caminho é longo e que demanda a união das esferas de governo e das comunidades locais.

Em Brasília, o Ministério da Saúde declarou que tem interesse em adquirir qualquer vacina com eficácia comprovada e que o Brasil já está em tratativas com laboratórios que desenvolvem as pesquisas mais promissoras do mundo. O Ministério da Saúde não respondeu se isso inclui especificamente a vacina russa.