Sala de Situação faz alerta para focos do Aedes Aegypti no município

Geral
São Lourenço do Oeste (SC) | 09/04/2024 | 15:29

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

A Sala Municipal de Coordenação e Controle das Doenças Transmitidas pelo Mosquito Aedes Aegypti – Sala de Situação, de São Lourenço do Oeste, reuniu seus representantes na tarde desta terça-feira (9), no gabinete da prefeitura, com o objetivo de repassar informações pertinentes no combate ao foco do mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

A equipe da Vigilância Epidemiológica do município reforçou que São Lourenço do Oeste está em estado de epidemia para dengue com 242 casos confirmados até esta segunda-feira (8), conforme boletim semanal divulgado pela Secretaria de Saúde. Vale destacar que a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões, ou seja, no caso de um município, quando diversos bairros e até mesmo a zona rural apresentam a doença. São Lourenço do Oeste tem casos de dengue registrados em todo o território municipal.

O secretário de Saúde, Norival Cenci, destacou que a reunião serviu para que todos os representantes da sociedade organizada tenham as informações atualizadas e juntos possam organizar ações para que os casos de dengue no município não avancem. Ele adiantou que um documento será redigido ao Governo do Estado de Santa Catarina para agilizar a realização do fumacê no município. Para o secretário, a saúde pública é uma questão de todos e por isso as demais entidades e órgãos de segurança devem ajudar.

Denúncias

A Vigilância Sanitária dispõe de um canal direto para denúncias em casos de irregularidades. A comunidade pode enviar mensagens, fotos e vídeos pelo telefone (49) 9 8811-0608 (WhatsApp).
 
Prevenção

* eliminar qualquer objeto que possa acumular água;
* acondicionar o material inservível em recipientes próprios para que o serviço de coleta seletiva faça o recolhimento adequado;
* manter ralos vedados e desentupidos;
* guardar pneus velhos em locais secos;
* conservar caixa d’água com a tampa;
* tratar a água da piscina com cloro e limpar uma vez por semana;
* manter calhar desentupidas e niveladas.