Autor: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta
Fotos: Grupo Escoteiros Bracatinga
O município de São Lourenço do Oeste (SC) recebeu o 2º Grande Encontro Escoteiro Brasil-Paraguai, realizado nos dias 28 de fevereiro e 1º e 2 de março. Cerca de 80 pessoas, entre jovens e adultos, estiveram reunidos em três dias de muito conhecimento, troca de experiências e integração.
O encontro teve a participação de cinco grupos, sendo o Grupo Escoteiros Bracatinga, de São Lourenço do Oeste, dois do Paraguai (San Jose e Maria Imaculada), de Pato Branco (PR) (Coroados) e Coronel Freitas (SC) (Águias da Noite).
Daniel De Cesaro, diretor de Métodos Educativos do Grupo Escoteiros Bracatinga, conta que o primeiro encontro foi visitado os grupos no Paraguai, em 2024. "Quando faz um encontro desse a gente troca muita experiência em termos de cultura entre os países. O escotismo é igual aqui e no Paraguai, mas as formas de aplicação são diversas, porque depende da cultura de cada país", frisa.
A chefe escoteira do Paraguai, Anita Jimenez, conta que conheceu o grupo de São Lourenço do Oeste em 2020 durante um encontro em Foz do Iguaçu (PR). Com a pandemia, não foi possível realizar os encontros presenciais, mas a comunicação sempre aconteceu, até que chegou o primeiro acampamento em 2024. Anita conta que o grupo enfrentou cerca de sete horas de viagem, de ônibus, para poder participar da confraternização.
A programação começou na sexta-feira, com recepção na praça da Bandeira e passeio de trenzinho pela cidade. À noite, todos estiveram no CTG Amizade sem Fronteiras para prestigiar apresentações dos grupos gaúchos. No sábado e domingo, as atividades aconteceram em uma chácara.