Seminário com mais de 500 pessoas discute planos de educação e sistema de cultura

Geral
São Lourenço do Oeste | 11/10/2013 | 13:06

Autor e foto: Marcelo Coan

Nesta sexta-feira (11), no Centro de Eventos de São Lourenço do Oeste, mais de 500 pessoas, entre elas professores e educadores das redes municipal, estadual, federal de ensino, estudantes universitários e profissionais da área da cultura, participaram do Seminário de Educação e Cultura que teve como tema de debate os “Planos Municipais e Estaduais de Educação e o Sistema Nacional de Cultura”.

O evento é realizado pela Comissão de Educação da Câmara Federal, Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Gerências Regionais de Educação, Secretarias Municipais de Educação, Universidades e associações de municípios, neste caso, Associação dos Municípios do Noroeste Catarinense (AMNoroeste) que envolve seis municípios.

No encontro em São Lourenço do Oeste houve a participação do deputado federal Pedro Uczai e da deputada estadual Luciane Carminatti, ambos propositores do seminário.

Como houve a aprovação do novo plano nacional de educação e do sistema nacional de cultura, o seminário busca proporcionar aos municípios e a rede estadual e ensino um debate sobre o desafio das municipalidades para a construção de planos municipais de educação e sistema de cultura.

Dentro da programação, o seminário deve acontecer em oito regiões do Estado. Como três já foram realizados, outros cinco devem acontecer ao longo do mês de outubro e novembro. O próximo seminário já esta agendado para o dia 4 de novembro, em Dionísio Cerqueira.

Para o prefeito de São Lourenço do Oeste – município anfitrião do evento –, Geraldino Cardoso, o seminário é importante, pois possibilita a discussão da educação. Ele falou que é a oportunidade para que os municípios possam participar de uma discussão do plano nacional de educação que foi votado e ainda está sendo discutido no Congresso Nacional, nos estados e nos municípios.

Cardoso lembrou que a iniciativa de Luciane e Uczai, junto com os municípios, traz o seminário para a região e fortalece o movimento, a discussão e o processo democrático para uma educação de melhor qualidade. “É muito importante quando se pensa em educação. Não basta simplesmente achar que não tem solução. A solução se dá de forma democrática, com discussão, com investimentos e com a participação de todos”, disse o prefeito.

Na avaliação do prefeito lourenciano, um país que busca desenvolvimento e que quer dar qualidade de vida para a população precisa começar pela educação. “A educação é que vai abrir as portas para a melhorar a qualidade de vida do povo”, resumiu.

Cardoso lembrou também do anúncio feito nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de que a região vai ter uma unidade do instituto com ensino profissionalizante federal. “O governo federal ‘fincou’ o pé aqui no dia de ontem [quinta-feira (10)]. Nós temos educação municipal, educação estadual e agora vamos ter na região educação federal”.

Temas debatidos no seminário

- Plano estadual e municipal de educação e os desafios do novo Plano Nacional de Educação
- O desafio da educação em tempo integral
- Qualidade na educação
- O sistema nacional de cultura
- Atendimento para alunos com necessidades especiais e altas habilidades
- O desafio da alfabetização nos três primeiros anos de escolaridade
- A reorganização do Ensino Médio e a relação com a educação profissional e a educação de jovens e adultos: Desafios e perspectivas
- O desafio da avaliação institucional no sistema nacional
- O financiamento da educação