Autor: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta
Foto: Corpo de Bombeiros
O local escolhido em São Lourenço do Oeste (SC) para o primeiro Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, foi o bairro São Francisco. Neste domingo (18), o município foi um entre mais de 200 que se inscreveram para participar da ação.
O simulado teve como proposta realizar uma evacuação simulada de comunidades e a abertura de abrigos temporários, mobilizando toda a estrutura estadual de resposta. O ginásio de esportes no bairro São Francisco serviu de abrigo para a comunidade durante a simulação.
Conforme Luciano Peri, coordenador regional da Defesa Civil, os cenários de desastres foram escolhidos conforme as características de evento que já afetaram e podem afetar novamente os municípios.
Estiveram envolvidos Corpo de Bombeiros, governo municipal e Grupos de Ações Coordenadas (Grac), estruturas locais responsáveis por atuar em situações de emergência, além das coordenadorias regionais da Defesa Civil e parceiros federais e estaduais.
Como foi
O alerta do simulado foi dado a comunidade às 9h30 de domingo. Um aviso pelo WhatsApp foi disparado pela Defesa Civil do estado. Rapidamente, ouviram-se sirenes do Corpo de Bombeiros. Os bombeiros realizaram o atendimento pré-hospitalar com triagem nas vítimas fictícias e verificando rotas de fuga.
Samu e órgãos de segurança também participaram. "Este exercício não representa um risco real, mas é fundamental para preparar a população e os órgãos de resposta, garantindo maior agilidade e segurança em casos de desastres reais", informou o Corpo de Bombeiros por meio de nota.
No Estado
Segundo informações do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, aproximadamente 260 mil pessoas em 256 municípios participaram do simulado.